Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

História - O início da fiscalização


Em março de 1958, o presidente Julio Rabin anuncia aos conselheiros o início o serviço de fiscalização do Conselho, com a contratação de dois ficais. A partir daquele ano e até 1992, as vistorias eram feitas por estudantes de química, contratados como estagiários. Devido, contudo, à natural falta de experiência daqueles fiscais, em muitos casos os próprios conselheiros se encarregavam de vistoriar as empresas, lembra Alfredo Levy, ex-conselheiro e primeiro secretário do CRQ-IV. "Eu mesmo fui numa indústria de essências que alegava não ter atividades químicas", recorda-se.

Levy conta que, desde o inicio, a fiscalização procurava mais orientar do que punir as empresas. "O Conselho tentava convencê-las de que era necessária a contratação de profissionais da química", explica Levy. Contudo, quando esse esforço não surtia resultados, fazia-se cumprir a lei. As primeiras autuações de empresas ocorreram em abril de 1958. Segundo Levy, o trabalho dos conselheiros visava a fazer com que as indústrias tivessem profissionais habilitados controlando os processos químicos.

Essa postura orientativa é mantida até hoje. Em determinados casos, o CRQ-IV fixa prazos para que os trabalhadores concluam seus estudos, o que evita autuações.

Desde 1992, a fiscalização é feita exclusivamente por profissionais da química. Atualmente a equipe é formada por 21 agentes, sendo dez deles atuando na Capital e Grande São Paulo, dez no interior paulista e um no estado do Mato Grosso Sul.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região