Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

História - A valorização dos profissionais e estudantes


A criação e manutenção de mecanismos que favorecessem o estudo da química e o aperfeiçoamento profissional é uma tradição mantida no CRQ-IV desde a sua instalação. A primeira iniciativa nessa linha ocorreu em 1960, quando da criação do Prêmio CRQ-IV. Em suas primeiras edições, o concurso oferecia uma quantia em dinheiro ao melhor trabalho de pesquisa de cada escola de química de nível superior. Posteriormente, passaram a ser contemplados os três melhores trabalhos de cada escola.

Na década seguinte, foram instituídas as Bolsas CRQ-IV, destinadas a estudantes universitários carentes. Mediante a assinatura de um contrato com fiador, o Conselho concedia ao estudante, a título de empréstimo, dez salários mínimos por ano para que ele pudesse custear suas despesas com a graduação na área química. Dois anos depois de formado, o beneficiado começava a pagar ao Conselho um salário mínimo por mês, durante 50 meses, para quitar o financiamento.

Ainda nos anos 1970, foi criado um outro prêmio, este destinado aos profissionais da química. Em homenagem a um dos maiores químicos analíticos da história, o concurso foi batizado de Prêmio Fritz Feigl.

Em 1985, em função de uma norma implementada pela Presidência da República que proibia órgãos públicos de fazerem despesas que não estivessem diretamente relacionadas às suas atividades, o Conselho foi obrigado a interromper o programa de bolsas de estudo e a entrega dos prêmios. Estes últimos foram retomados em meados da década de 1990 e, com algumas mudanças em seus regulamentos, continuam sendo oferecidos até hoje.

As próximas edições do Informativo trarão artigos com mais detalhes sobre as iniciativas do CRQ-IV destinadas a estimular a formação e a capacitação dos profissionais da química ao longo da história.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região