Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Estudantes - Anunciados os vencedores da edição 2020


 

O Plenário do Conselho definiu os vencedores da edição 2020 do Prêmio CRQ-IV em sessão plenária realizada no dia 25 de agosto. O autor (ou autores) do trabalho vencedor em cada modalidade receberá R$ 6 mil, cabendo outros R$ 4 mil ao orientador. A data e a forma de entrega dos certificados e da premiação em dinheiro ainda serão definidas. Cópias dos trabalhos ficarão disponíveis na Biblioteca do CRQ-IV para consulta. O concurso público teve um total de 17 trabalhos inscritos, sete deles na modalidade Engenharias da Área Química. Concorreram, ainda, seis trabalhos de Química de Nível Médio e quatro de Nível Superior. Confira abaixo um resumo das pesquisas vencedoras.

 

QUÍMICA DE NÍVEL MÉDIO


Título:
Síntese de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha, utilizando argila como catalisador heterogêneo por meio da reação de transesterificação
 

Autoras: Amanda Reimberg Bueno Rodrigues, Iracema Benedita da Silva e Jade Gusmão Silveira El Check Liasere
 

Orientador: Fabio Rizzo de Aguiar
 

Instituição: ETEC Irmã Agostina – São Paulo
 

Síntese: A preocupação com os impactos ambientais gerados em corpos d’água pelo descarte incorreto de óleo residual de cozinha motivou o trabalho, que buscou realizar a síntese de biodiesel proveniente desse material por meio da reação de transesterificação, empregando a argila vermiculita pura e ativada com óxido de cálcio (CaO) como catalisador heterogêneo. Os produtos obtidos, bem como o óleo residual, foram submetidos à análise de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Concluiu-se que a argila pura não transesterifica o óleo residual, quer na presença de etanol ou de metanol. Todavia, a reação é positiva quando se utiliza a vermiculita ativada com CaO.
 

 

 

QUÍMICA DE NÍVEL SUPERIOR


Título:
Incorporação de hidroxiapatita em membrana de poliamida
 

Autoras: Lauany Mazzon Pontes
 

Orientador: Eduardo José Nassar
 

Instituição: Universidade de Franca – Franca
 

Síntese: A hidroxiapatita, componente inorgânico dos ossos, apresenta promissoras propriedades biológicas como biocompatibilidade, bioatividade e osteocondutividade, tornando-a candidata para aplicações no campo de biomateriais, a exemplo de cimentos ósseos, matrizes para o crescimento celular na engenharia de tecidos (chamadas de “scaffolds”), sistema para liberação controlada de fármacos e marcadores biológicos. Neste trabalho, a hidroxiapatita foi sintetizada pela metodologia sol-gel e incorporada em membranas de poliamida obtidas via manufatura aditiva, que mostrou condições de ser usada como ferramenta para a confecção de peças complexas visando aplicações em diferentes ramos do setor produtivo e na área médica.
 

 

ENGENHARIAS DA ÁREA QUÍMICA


Título:
Reciclagem eletroquímica de dióxido de carbono com produção de etileno
 

Autoras: Camilla Fernandes, Flávia Yumi Tsushima do Nascimento e Vanessa Cassano Zocchio
 

Orientador: Luiz Alberto Jermolovicius
 

Instituição: Instituto Mauá de Tecnologia – São Caetano do Sul
 

Síntese: A pesquisa apresenta formas de reduzir e até eliminar a geração de dióxido de carbono (CO2), visando evitar impactos sobre a atmosfera do planeta e a saúde humana. Observa, porém, que em alguns processos químicos industriais tal emissão é intrínseca, o que demanda a elaboração de soluções alternativas para sua captura. O trabalho apresenta um método de reciclagem química do CO2, utilizando-o para a produção de etileno por meio de redução eletroquímica, com potencial obtenção de ganhos ambientais e econômicos. A viabilidade técnica para a produção do etileno foi comprovada em laboratório, sendo apontada a necessidade de estudos mais aprofundados para determinar o custo efetivo de uma produção em larga escala.
 

 


Orientador bate recorde


Esta foi a quarta vez que um trabalho orientado pelo professor Luiz Alberto Jermolovicius conquistou o Prêmio CRQ-IV, o que o tornou recordista na modalidade Engenharias da Área Química. Alunos sob sua orientação venceram em 2009, 2013 e 2016.

Dois outros professores também têm quatro conquistas, mas em modalidades diferentes. Trabalhos orientados por Carlos Otavio Mariano, então vinculado à Universidade Metodista de Piracicaba, ganharam duas vezes em Engenharia e duas em Química de Nível Superior com Tecnologia, modalidade extinta. Também com quatro conquistas está o professor Adilson Roberto Gonçalves, sendo três delas como orientador de trabalhos de alunos da Faculdade de Engenharia Química de Lorena e uma por pesquisa feita por estudantes do Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciotta.

Acesse a galeria com os vencedores de todas as edições do prêmio.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região