Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Plásticos - Vilanizar produtos não é justificativa para a má gestão dos resíduos sólidos


Abiplast critica lei de SP que proíbe o comércio de oferecer utensílios plásticos

Diante da lei municipal de São Paulo que proibiu o fornecimento de utensílios plásticos em estabelecimentos comerciais da cidade, sancionada em 13 de janeiro pelo prefeito Bruno Covas, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) emitiu nota oficial reafirmando ser

Freepik

 

defensora do cumprimento das legislações e promotora da lei entre as empresas do setor, mas tecendo também várias críticas à medida pois, segundo ela, a vilanização e o banimento de materiais plásticos não constituem a maneira ideal de resolver os problemas causados pela má gestão de resíduos sólidos no Brasil.

De acordo com a entidade, a própria ONU Meio Ambiente sugere que, caso não haja avaliações prévias, o banimento pode não ser a melhor solução para a questão, pois não gera no consumidor a consciência do consumo e o incentivo ao descarte correto.

Para a Abiplast, a melhor forma de lidar com o tema é por meio de uma visão sistêmica e de um diálogo propositivo, claro e objetivo, debatendo o consumo consciente, a economia circular e responsabilizando todos os atores envolvidos: Poder Público, indústria e sociedade, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A entidade argumenta que as leis de proibição trazem insegurança jurídica, mexem com a competitividade e o planejamento financeiro das empresas, causando impacto nos investimentos, na geração de empregos e até mesmo na manutenção da atividade industrial.

Por tais motivos, a Abiplast enxerga como alternativa a regulamentação da disponibilidade de produtos em estabelecimentos comerciais, com legislações que versem sobre a não distribuição espontânea e voluntária; incentivo à coleta seletiva e à logística reversa, bem como a realização de campanhas de educação ambiental entre os consumidores para o descarte correto.

Ainda sobre o banimento de produtos plásticos, adverte a Abiplast, faz-se necessário pensar na eficácia desses movimentos, questionando a eficiência dos materiais alternativos e a capacidade de resposta do mercado para atender às novas demandas. “Hoje, o Brasil não possui usinas de compostagem em escala industrial para que os produtos fabricados com material biodegradável, por exemplo, sejam descartados corretamente. A biodegradação em aterros tem emissão de gases de efeito estufa, impactando nas condições climáticas”, salienta a nota.

Fazendo referência a dados de 2018 do IBGE, a Abiplast informa que o Brasil produziu 6,2 milhões de toneladas de produtos plásticos naquele ano. Cerca de 65% desses produtos possuem ciclo de vida médio e longo prazo e são aplicados em diversos setores, como construção civil, máquinas e equipamentos, eletrônicos, agricultura e têxteis. Apenas 0,03% da produção é referente a canudos e 1,7%, a descartáveis. Logo, o impacto da proibição determinada pela lei paulistana pouco contribuirá para reduzir a presença de plásticos no meio ambiente da cidade.

IMPORTÂNCIA – Há décadas reconhecido como um material revolucionário, diz a Abiplast, o plástico traz inovações de inegável importância para o desenvolvimento da sociedade. Leveza, versatilidade, resistência, acessibilidade, assepsia e durabilidade são algumas de suas qualidades. E sua capacidade de ser reciclado o torna compatível com o modelo de consumo sustentável.

O grande desafio para a sociedade, salienta a nota oficial da associação, é fazer com que o material chegue à indústria recicladora, assim como tornar o valor do produto reciclado reconhecido e incentivado. Segundo o último dado disponível, 25,8% das embalagens plásticas e equiparáveis pós-consumo foram recicladas no Brasil em 2016, o equivalente à reciclagem de 550 mil toneladas de material.

Para a Abiplast, a indústria de transformação e reciclagem de material plástico está disposta a contribuir para a construção de soluções em conjunto. “Por sua parte, já avança rumo às melhores práticas e tem se dedicado a buscar uma solução prática para a questão do lixo na natureza, por meio da efetiva implementação da economia circular em sua cadeia produtiva”, observa a entidade.

Desde a publicação da PNRS, a Abiplast trabalha nesse tema como integrante da Coalizão Empresarial, cujo Acordo Setorial de Embalagens em Geral prevê a implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens. Outro exemplo desse avanço é a Rede de Cooperação para o Plástico, cuja criação foi incentivada pela associação em 2018 e reúne todos os elos da cadeia produtiva em torno dos desafios de aumentar a reciclabilidade das embalagens e a disponibilidade de sucata para reciclagem.

Em constante evolução, o setor busca manter a relevância do material plástico para a sociedade, apresentando soluções inovadoras alinhadas com os princípios de sustentabilidade e da economia circular.

No entanto, a Abiplast diz que é preciso ampliar o debate para efetivamente resolver os problemas existentes. As discussões devem englobar a gestão de resíduos (públicos e privados), a expansão do saneamento básico e da coleta seletiva, a produção e o consumo sustentáveis, o descarte correto, a promoção da reciclagem, a desoneração da cadeia de reciclagem, a valorização do material reciclado, o fortalecimento de novos mercados e o incentivo à inovação em produtos e tecnologias.

A implementação de um efetivo modelo circular redefinirá toda a forma de produção, consumo e reprodução da economia. Nesse cenário, finaliza o documento, o setor plástico, sempre contando com o engajamento dos atores envolvidos, assumirá seu papel na evolução da prática industrial e no desenvolvimento da consciência e da responsabilidade socioambiental.

Atualização: no dia 1º de abril de 2020, uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast) teve o pedido de antecipação de tutela jurisdicional deferido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Clique aqui para obter mais informações.

 

Principais críticas da Abiplast

  • A prefeitura não realizou estudo de impacto da aplicação da lei;

  • A mera proibição não gera consciência do consumo e não incentiva o descarte correto;

  • O País produziu 6,2 milhões de toneladas de produtos plásticos em 2018, das quais apenas 1,7% foram destinadas à fabricação de descartáveis;

  • O Brasil não possui usinas de compostagem em escala industrial para que os produtos fabricados com material biodegradável, por exemplo, sejam descartados corretamente;

  • A biodegradação em aterros tem emissão de gases de efeito estufa, impactando nas condições climáticas;

  • Mais de 150 entidades de todo o mundo, incluindo a Abiplast, endossam o posicionamento da Fundação Ellen MacArthur, que pede o banimento dos produtos com aditivos oxibiodegradáveis;

  • O uso de aditivos pró-degradantes transforma o material em micropartículas e dificulta a reciclagem de produtos fabricados com plásticos convencionais, caso ambos os materiais se misturem na destinação pós-consumo.

Clique aqui para mais informações

 
Atualizado em 02/04/2020
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região