Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

USP - Abílio Baeta Neves será o primeiro titular da Cátedra Paschoal Senise


Criada no final do ano passado, cadeira homenageia um dos "fundadores" do CFQ

O professor e cientista político Abílio Afonso Baeta Neves foi o indicado para ser o primeiro titular da Cátedra Paschoal Senise, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP). A indicação foi oficializada em uma reunião, ocorrida em janeiro, entre o reitor Vahan Agopyan e o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Conforme lembrou a última edição do Informativo, falecido em 2011 aos 93 anos de idade, Senise foi admitido na primeira turma do curso de Química da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), onde se formou em 1937. Já como professor daquela instituição, em 1957 foi indicado pela USP para compor a primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química, criado no ano anterior pela Lei 2.800.

Abílio Afonso Baeta Neves é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciência Política pela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, Baeta Neves foi pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação dessa universidade, de 1988 a 1992. Também ocupou a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em duas ocasiões, de 1987 a 1989 e de 2015 a 2016, e foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos períodos de 1995 a 2003 e de 2016 a 2018.

Criada no final do ano passado, a Cátedra Paschoal Senise tem como propósito refletir sobre a pós-graduação da USP e propor inovações na área. Para isso, a cada ano, a cadeira terá como titular uma personalidade do mundo acadêmico, externa à Universidade, que promoverá debates e conferências com professores, pesquisadores e alunos.

A cátedra homenageia o professor Paschoal Ernesto Américo Senise, considerado um dos principais responsáveis pela regulamentação da pós-graduação na USP. Em 2019, a universidade comemorou os 50 anos da implantação dessa modalidade de ensino.

Cecília Bastos/USP Imagens

O reitor Vahan Agopyan, Abílio Afonso Baeta Neves, primeiro titular da Cátedra Paschoal Senise, e o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Com informações do
Jornal da USP





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região