Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Evento discutiu a gestão escolar de reagentes vencidos


 

Ilustração e fotos: CRQ-IV

Os laboratórios de Química mantidos por instituições de ensino devem ter como uma de suas prioridades a correta destinação de todos os materiais utilizados, sendo que os reagentes estão entre os que demandam mais cuidados, especialmente quanto ao prazo de validade. Com esta premissa em foco, o Conselho promoveu no dia 18 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo, um diálogo entre especialistas com o tema “Laboratório de Ensino – Desafios na Gestão Sustentável de Reagentes Vencidos”.

O evento foi direcionado a professores, coordenadores de curso e diretores de instituições de ensino das redes pública e privada. Questões envolvendo a manipulação, o armazenamento e o descarte de reagentes químicos em laboratórios de ensino, com foco no uso racional e no consumo consciente, envolvendo aspectos de sustentabilidade, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Código de Defesa do Consumidor (CDC), permearam as três palestras ministradas.

Descarte irregular é crime ambiental, alerta Andrea






Na primeira apresentação, a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do CRQ-IV, ressaltou que o uso de reagentes vencidos é vetado pela legislação em vigor e a destinação deve ser feita de forma adequada para evitar punições previstas na Lei de Crimes Ambientais (reclusão de um a quatro anos e multa).

Quanto à gestão dos resíduos, Andrea apontou que esta deve ter como uma das prioridades a segurança de alunos, docentes e da comunidade, o que, segundo ela, pode ser garantido somente sob a supervisão de um Profissional da Química habilitado.

Ela salientou que para uma adequada gestão de resíduos, deve haver equipe qualificada e que tenha dedicação exclusiva a esses processos, mas admitiu que a manutenção de um grupo assim muitas vezes esbarra em restrições técnicas e orçamentárias por parte das instituições, especialmente as públicas.

De acordo com Andrea, a realidade de diversas escolas é que os laboratórios estão sendo inutilizados, e a maior preocupação do Conselho é com o impacto negativo que isto pode gerar na qualidade do ensino de Química nos níveis Fundamental e Médio.

Patrícia: laboratório específico para tratar resíduos

NÚMEROS – A Bacharel Patricia Busko Di Vitta, do Instituto de Química (IQ) da USP, apresentou informações sobre a gestão de resíduos na universidade. Com 750 alunos de cursos de graduação, 450 estudantes de pós-graduação e 116 docentes, o IQ-USP possui 110 laboratórios. As primeiras diretrizes de segurança foram implementadas em 1998. Desde então, ajustes foram feitos, como a instalação, em 2003, de um laboratório específico para o tratamento de produtos químicos descartados e a criação, em 2013, do Serviço de Gestão Ambiental e Resíduos (SVGAR), o qual é chefiado por Patricia.

Segundo ela, no IQ-USP é seguido o princípio da responsabilidade objetiva, envolvendo os laboratórios na busca por soluções que diminuam a geração de resíduos. As unidades devem seguir as orientações do SVGAR para aquisição, armazenamento e rotulagem de reagentes, além de procedimentos relacionados aos resíduos, como tratamento, reúso, recuperação e descarte.

Anualmente, o SVGAR recupera entre 1,5 e 5 toneladas de produtos químicos, especialmente solventes orgânicos; trata cerca de 1,5 toneladas de soluções aquosas que contêm elementos potencialmente tóxicos; envia, em média, 10 toneladas de resíduos para incineração, além de 800 quilos de resíduos químicos sólidos para um aterro classe I, destinado a receber resíduos perigosos. O serviço atende a aproximadamente 50 consultas externas por ano, oferecendo, ainda, cursos de capacitação para professores da rede pública de ensino dos níveis Fundamental, Médio e Superior.

Europa e EUA têm legislações flexíveis, diz Luciana

Encerrando o ciclo de palestras, a Engenheira de Alimentos Luciana Rodrigues Oriqui, docente em cursos de extensão da Unicamp nas áreas de Engenharia Química e Economia, falou sobre a viabilidade técnica de extensão do prazo de validade dos reagentes.

Autora do livro Shelf Life para a Indústria Química (Editora Elsevier, 2013), escrito em parceria com os engenheiros Milton Mori e Pedro Wongtschowski, Luciana abordou entendimentos jurídicos sobre o tema, além de legislações, estudos de estabilidade de produtos e processos de revalidação e reteste. Ao fazer uma comparação do panorama brasileiro com o de outros países, ela destacou que nos EUA e na Europa não há uma lei específica que obrigue a determinação de prazos de validade ou de reteste, cabendo a cada empresa decidir qual critério utilizar.

A programação incluiu ainda uma mesa de perguntas, aberta a participação do público. A moderação ficou a cargo do advogado especializado em Direito Ambiental Fabricio Soler, do escritório Felsberg Advogados.

Apoio – O evento teve o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV), que defendeu uma nova regulamentação para os reagentes químicos. “A causa é justa e coloco meu mandato à disposição para apoiá-los, cobrando mudanças na lei federal” e intermediando contatos com autoridades dos governos municipal e estadual, afirmou.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região