Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho lança pesquisa on-line para formatar grade de cursos


Freepik

Numa iniciativa inédita, o Conselho iniciou um estudo destinado a levantar a demanda dos profissionais por cursos de aperfeiçoamento. Já está disponível nesta página uma pesquisa elaborada pela coordenação das Comissões Técnicas da entidade que buscará apurar os anseios da Classe por cursos e as cidades onde serão realizados.

Trata-se de uma importante mudança na definição da grade de treinamentos oferecidos pelo Conselho. Até então, os temas eram escolhidos com base na percepção dos integrantes das Comissões Técnicas e a disponibilidade de especialistas nos temas escolhidos. Apesar de vir funcionando relativamente bem, o Conselho entendeu que esse modelo poderia ser melhorado de modo a permitir a participação direta dos interessados (os alunos), o que ampliará a oferta de temas que estejam mais adequados às suas necessidades e das empresas onde atuam.

A primeira parte da pesquisa – que não exige identificação do profissional –, pergunta se o participante já fez algum curso promovido pelo Conselho e se pretende participar em 2020. A seguir, apresenta uma lista com 29 cidades a fim de que o participante indique em qual delas tem preferência para que os cursos sejam ministrados. Essas cidades foram escolhidas porque concentram o maior número de profissionais registrados no Conselho.

Na última parte, o formulário oferece uma relação das sete principais áreas de atuação dos profissionais e, para cada uma delas, lista subtemas para ajudar na escolha. O participante poderá marcar quantos subtemas desejar e, ainda, sugerir um não listado.

As áreas focadas pela pesquisa são Alimentos, com 12 opções de subtemas que incluem Análise sensorial, Fabricação de cervejas e ISO 22000; Cosméticos (BPFs, RDC 48 entre outros); Meio Ambiente (Tratamento de resíduos, Perícia, Remediação e Tratamento de água); Tintas; Farmacêutica; Qualidade, com destaques para os assuntos ISO 17025, ISO 9001, 5S e 6 Sigma; Saneantes, com os subtemas sugeridos indo desde Microbiologia até Estratégias de marketing.

Por fim, entre as sugestões de cursos que a pesquisa pretende apurar, o formulário apresenta uma área onde o participante poderá indicar outros assuntos, como Segurança em laboratório, POPs, Gestão de pessoas, Auditoria interna, Tratamento de água de piscina e Tratamento de sistemas de refrigeração. Também nesta questão será possível indicar um assunto não listado.

A pesquisa poderá ser respondida até o final de dezembro. Os resultados serão divulgados em fevereiro.

 

PDQ alcança quase mil estudantes

Iniciada em outubro, a primeira fase da edição 2020 do Programa de Divulgação da Química (PDQ) havia alcançado, até o fechamento desta edição, 959 estudantes dos níveis Fundamental II e Médio de sete escolas das cidades de Rio Claro, Indaiatuba e Piracicaba, num total de 18 palestras proferidas.

Por questões operacionais, não será possível promover as 200 palestras previstas para este ano, mas o programa continuará em 2020 para que o objetivo seja alcançado. Desmistificar a imagem distorcida que a Química tem junto a uma parcela da sociedade e apresentá-la aos jovens como uma opção de carreira profissional são os principais objetivos da iniciativa.

Escolas interessadas em participar gratuitamente do programa devem preencher este formulário. E clique aqui para obter mais detalhes sobre o PDQ.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região