Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Divulgação - Espaço Q recebeu mais de 20 mil visitantes


Nilton Fukuda e CRQ-IV
Maior ação de rua da história do Sistema CFQ/CRQs, instalação na av. Paulista mostrou a presença da Química no cotidiano das pessoas


Numa ação inédita na história do Sistema CFQ/CRQs, o Conselho Federal de Química (CFQ) inaugurou no dia 18 de junho, data magna da Classe, uma instalação na avenida Paulista, Capital, para mostrar ao público a importância da Química no desenvolvimento tecnológico e sua participação na garantia da qualidade de vida das pessoas.
 

  Tabela Periódica: objetos comuns substituíram os elementos químicos

Chamado de Espaço Q, o cubo com 100 metros quadrados e decorado externamente com painéis de LED e cores do elemento bismuto tinha em seu interior diversas atrações interativas e também foi palco para apresentações ao vivo de vários experimentos. Com entrada gratuita, a instalação ficou aberta até o dia 30 daquele mês e recebeu um total de 20.520 visitantes, dos quais 1.635 estudantes de 27 escolas públicas de São Paulo.
 

Tanta procura não foi à toa. Com suas cores vibrantes e painéis informativos, o Espaço Q foi a aposta do Sistema para levar à sociedade os conceitos da Química de forma lúdica. Cinco estações interativas abordaram os seguintes temas: corpo humano e reações químicas; Química Verde; Indústrias da Química; Profissionais da Química (áreas de atuação); e Alimentos e Bebidas.

 

A Química do corpo humano foi uma das estações do Espaço Q

No Espaço Q, o visitante pôde conhecer as reações químicas do corpo humano provocadas por hormônios, os elementos da Tabela Periódica – que usou símbolos e artigos do senso comum para apresentar os elementos de forma divertida – a composição de produtos do cotidiano – como bebidas, alimentos e produtos de limpeza, além das mensagens de influenciadores digitais ligados à Química.
 

Um desses influenciadores, inclusive, esteve presente no cubo ao longo do período. O youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, posou para fotos com visitantes e bateu um breve bate-papo com eles sobre o trabalho de levar conhecimento aos seus mais de 12 milhões de seguidores. Ele também produziu um vídeo patrocinado pelo CFQ. A programação do Espaço Q também incluiu performances com os professores do Instituto Ciência em Show.
 

Em suas apresentações, voltadas principalmente para os públicos infantil e adolescente, a trupe realizou diversos experimentos visando mostrar que a Ciência é divertida e está presente no cotidiano de todos. Os primeiros a participar do show foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Abreu Figueiredo, de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, que aparecem na foto principal desta reportagem.

 

 

Ciência em Show: formado há 19 anos, grupo fez uma média de três apresentações por dia


Formado há 19 anos pelos professores Gerson Santos, Wilson Namen e Daniel Ângelo, o grupo levou alegria para 1.635 alunos dos ensinos Fundamental e Médio com seus experimentos. O grupo fez uma média de três apresentações diárias, sempre com lotação máxima.
 

Oliveira Filho: "estamos no caminho certo"

“Os números grandiosos comprovam o sucesso do Espaço Q e o quanto nossa iniciativa foi acertada. Quando vemos tamanho interesse do público em saber mais sobre a Química e seus desdobramentos, concluímos que estamos no caminho certo em levar nosso conhecimento para a sociedade”, comemorou o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.
 

A iniciativa também chamou a atenção da imprensa. O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, concedeu entrevistas no local às TVs Cultura e Globo. A conversa tida com esta última foi veiculada em todo o País pelo Jornal Nacional no dia 22 de junho. Já com a Cultura, a entrevista ao vivo foi ao ar no dia 26, durante o Jornal da Cultura 1ª Edição.

 

O Espaço Q voltou a ser comentado na emissora paulista em 8 de julho, quando o mesmo noticiário fez uma edição especial alusiva ao Dia Nacional da Ciência. Na oportunidade, a pedagoga Ana Ralston, do Instituto Ciência em Show, comentou que a iniciativa do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química de São Paulo de montarem o Espaço Q na avenida Paulista foi importante para aproximar a Ciência da vida das crianças e dos jovens. Segundo ela, quanto mais ações desse tipo ocorrerem, mais as pessoas se darão conta da importância da Ciência.

Confira as matérias nos vídeos abaixo:









 Vídeo produzido pelo Conselho Federal de Química sobre o Espaço Q











Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região