Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

18 de Junho - Conselho promoveu cerimônia para celebrar a data magna da Classe


Com apoio do CFQ, evento ocorreu dia 5 de julho e reuniu 110 convidados

Fotos: Daniel Vorley e Julien Pereira
"Por mais que o momento sugira preocupação e contenção, é preciso romper as amarras do pessimismo", disse Hans Viertler


 

Em cerimônia promovida no dia 5 de julho, o CRQ-IV realizou em sua sede a tradicional comemoração do Dia do Profissional da Química. O evento deste ano, que contou com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ), teve a presença de 110 convidados e envolveu a entrega de premiações, além da apresentação de peças e ações da campanha institucional alusiva à data, instituída com a criação do Sistema CFQ/CRQs em 18 de junho de 1956 pela Lei Federal nº 2.800.
 

Momento Q: Indústria 4.0 foi o assunto abordado por Claudio Luis Muller

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Química, Alex Manente (Cidadania/SP), e o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, estiveram entre os convidados. Ao fazer a abertura do evento, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, chamou a atenção para o momento delicado por que passa o País, cuja face mais cruel é o desemprego.
 

Ele lembrou que esse cenário resultou da desorganização econômica que ganhou ênfase nos últimos seis anos e afirmou que a recuperação depende da aprovação das reformas estruturantes propostas pelo atual governo, citando entre elas a da Previdência e a Tributária. “Por mais que o momento sugira preocupação e contenção, é preciso romper as amarras do pessimismo, ampliar a produtividade e agregar valor ao que se faz na indústria brasileira”, ressaltou ele, completando ser importante que toda a sociedade pressione o Congresso a aprovar as medidas que podem fazer o Brasil retomar a rota do crescimento e da geração de empregos.
 

A cerimônia também apresentou as principais iniciativas tomadas neste ano pelo Sistema CFQ/CRQs para comemorar o Dia do Profissional da Química. Além da campanha publicitária que incluiu peças para TV, rádio, mídia impressa e internet, foi destacado também o Espaço Q. Montado em frente ao Shopping Cidade de São Paulo, na avenida Paulista, Capital, a instalação ficou disponível ao público no período de 18 a 30 de junho e recebeu mais de 20 mil visitantes (veja matéria na página 6). Parte da estrutura foi reproduzida no salão anexo ao auditório do Conselho e também chamou bastante a atenção dos convidados da cerimônia.

 

Presidente da Frente Parlamentar da Química, o deputado Alex Manente prestigiou a cerimônia. Na foto, ele confere a Tabela Periódica interativa que integrou o mini Espaço Q montado para o evento


Outras duas iniciativas destacadas durante o evento foram a campanha promovida pelo CRQ-IV no portal www.quimica.com.br, de 1 a 30 de junho, para divulgar a Bolsa de Empregos, e a criação de uma página especial na seção QuímicaViva do site em comemoração aos 150 anos da Tabela Periódica.
 

PREMIAÇÕES - Ganhadores de medalhas na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (competição que tem o apoio institucional do CRQ-IV) receberam os prêmios Geraldo Vicentini e Talentos Braskem. O primeiro foi concedido ao estudante Mattias Anders Silva Larson, do Colégio Etapa, de Valinhos. A entrega foi realizada pelo diretor do Instituto de Química da USP, Paolo Di Mascio. Já o segundo foi para Angelo Camprerrer Ruiz, aluno do Colégio Objetivo, da Capital, tendo sido entregue pelo professor Ivano Gutz, também do IQ-USP, coordenador estadual da Olimpíada.

Mattias Larson, do Colégio Etapa, recebeu o Prêmio Geraldo Vicentini do professor Paolo Di Mascio (IQ-USP)

 

Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Objetivo, Angelo Camprerrer Ruiz foi o ganhador do Prêmio Talentos Braskem


O Colégio Fecap, de São Paulo, teve o curso Técnico em Meio Ambiente recertificado pela primeira vez com o Selo de Qualidade CRQ-IV. A placa alusiva ao reconhecimento, válido pelos próximos três anos, foi recebida pelo diretor da instituição, Marcelo Krokoscz, das mãos do presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho.

 

Marcelo Krokoscz, diretor do Colégio Fecap, recebeu a placa referente à recertificação com o Selo de Qualidade do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho

 

Como parte do apoio concedido pelo CFQ, a cerimônia incluiu o Momento Q, série de palestras ministradas por especialistas. Na ocasião, o Engenheiro Químico Claudio Luis Muller falou sobre o setor químico no contexto da chamada Indústria 4.0.

A parte final da cerimônia foi dedicada à entrega do Prêmio CRQ-IV. Na categoria Química de Nível Médio, os ganhadores foram a estudante Marília Gabriela Pereira, da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, de São Paulo; e as orientadoras Daniela Machado e Carolina Vautier Teixeira Giongo. A instituição de ensino foi representada por José Antonio Salerno, seu diretor. O prêmio foi entregue pelo vice-presidente do CRQ-IV, Nelson César Fernando Bonetto.

 

O Prêmio CRQ-IV, Química de Nível Médio, foi conquistado pela equipe da ETEC Getúlio Vargas. Da esquerda para a direita, José Salerno (diretor), Daniela Machado (orientadora), Marília Pereira (estudante) e Carolina Giongo (orientadora)

 

Já na modalidade Química de Nível Superior, foram premiados os alunos Angélica Donato Ribeiro, Josivaldo Marinho de Souza Junior e Nádia Alves Garcia, a professora Daniele Tonon (orientadora) e o representante do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), de São João da Boa Vista, o professor Marco Antônio Roqueto. A entrega foi feita pelo presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo.

 

Time da Unifeob, ganhador do Prêmio CRQ-IV de Nível Superior: Marco Roqueto (representante da instituição), Daniele Tonon (orientadora) e os estudantes Josivaldo Marinho de Souza Junior, Nádia Alves Garcia e Angélica Donato Ribeiro. O prêmio foi entregue por Fernando Figueiredo, da Abiquim


Após o encerramento da cerimônia, os convidados participaram de um coquetel patrocinado pelo Conselho Federal de Química.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região