Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2019 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Espaço Q - Instalação na Paulista mostra a presença da Química no cotidiano


Inspirada no bismuto, estrutura integra estratégia do CFQ de divulgar a profissão

 

 

Montado na avenida Paulista, Espaço Q oferece diversas atrações

Numa ação inédita para comemorar o Dia do Profissional da Química e mostrar a importância dos profissionais da área na qualidade de vida, o Conselho Federal de Química (CFQ) inaugurou em 18 de junho uma instalação de 100 metros quadrados em frente ao Shopping Cidade de São Paulo, na avenida Paulista. Inspirada no brilho multicolorido característico dos cristais de bismuto, a estrutura em forma de cubo foi chamada de Espaço Q.


O local tem exposto em sua entrada um cristal de bismuto. Acima dele, está sendo projetado um holograma em escala maior, dando a sensação de que a projeção parte do próprio metal.


O interior da instalação está dividido nos seguintes espaços temáticos: Corpo Humano e Reações Químicas; Química Verde; Alimentos e Bebidas; Indústrias; e Profissionais da Química. Outra atração que desperta bastante a curiosidade do público visitante é uma grande Tabela Periódica onde os conhecidos elementos foram substituídos por símbolos familiares para a maioria das pessoas. Ao pressionar a casa de um símbolo, a tabela revela o principal elemento que o compõe.


Grandes telas exibem vídeos com influenciadores digitais, que explicam como a Química está presente no dia a dia. O espaço servirá de cenário para a gravação de vídeos em parceria com o canal do YouTube Manual do Mundo, que tem 12 milhões de inscritos.


Em totens espalhados pelo ambiente, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ou relembrar grandes nomes da Ciência Química, como Paracelso, Lavoisier, Marie Curie, Dmitri Mendeleev (criador da primeira Tabela Periódica), Robert Boyle, John Dalton e o brasileiro Simão Matias, primeiro diretor do Instituto de Química da USP.

 

O Espaço Q ficará no local até 30 de junho. A entrada é gratuita. Clique aqui para mais informações sobre essa iniciativa.


GÁS – Os Químicos também foram homenageados no Congresso. A Frente Parlamentar da Química inaugurou, no dia 12, a exposição “Gás Natural: a chave para a retomada do crescimento econômico e geração de emprego”, que incluiu uma maquete reproduzindo uma tubulação de gás na indústria química. O conselheiro Lauro Pereira Dias representou o CRQ-IV no evento. Clique aqui para obter mais informações.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região