Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Parlamentares celebram o Dia do Profissional da Química

Fotos: Flora Egésia/Divulgação CFQ


A Frente Parlamentar da Química do Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira (12/6) uma solenidade de comemoração ao Dia do Profissional da Química. Em alusão à data (oficialmente comemorada em 18 de junho), a Frente lançou uma exposição intitulada “Gás Natural: a chave para a retomada do crescimento econômico e geração de emprego”. A exposição, instalada em local de grande visibilidade na Câmara dos Deputados, o “Espaço Mario Covas”, reproduz em maquete a tubulação de gás envolvida no processo de produção da indústria química. O Sistema CFQ/CRQs esteve representado pela conselheira federal Suely Abrahão Schuh, e pelo 1º Secretário do Conselho Regional de Química - IV Região (SP), Lauro Pereira Dias.

 

Maquete simula tubulação de gás numa indústria química

A queda no preço do gás natural, um dos principais insumos da indústria química, é vista no momento como a pauta mais importante da agenda política do setor. Na solenidade, ficou clara a determinação em baratear o preço do gás natural como uma das vertentes para a “reindustrialização” do país, a recuperação do peso do setor industrial na geração de emprego e renda. Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, representou a pasta no evento e deixou uma mensagem de engajamento do governo federal à pauta dos industriais: “Entendemos que o movimento aqui realizado representa mais que o barateamento do gás natural, é um marco para um novo capitalismo no Brasil onde comanda a economia de mercado e não o império de poucos”, afirmou.

 

Figueiredo: temática é importante para toda indústria nacional

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), manifestou que há grande expectativa de uma união política em torno da pauta, atacando os elementos que encarecem o gás e fazem com que o insumo chegue ao setor produtivo custando entre três e quatro vezes o valor praticado nos Estados Unidos e na Europa. “Tiivemos aqui esta semana a aprovação unânime do PLN 4 (a proposta que aprovou crédito extra de R$ 249 bilhões para o governo federal), o que demonstra que há um interesse do parlamento por sintonia, alinhado em torno das pautas que contribuem para o funcionamento do país. Neste cenário, a pauta do gás natural é de grande importância”, disse o deputado.

 

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química, Fernando Figueiredo, afirmou que a Frente Parlamentar tem sido fundamental ao estimular o diálogo. “Esta temática, o gás natural, é importante não só para a indústria química mas também para toda a indústria brasileira. Hoje se calcula que a maior parte da energia gerada no mundo seja do gás natural e a indústria química é o setor que mais consome o gás natural, consome tanto como matéria-prima como para geração de energia”, salientou.

 

A conselheira Suely Schuh destacou a importância do debate.“No Conselho, vemos com bons olhos esse interesse na pauta do gás natural. Há pelo menos uma década o crescimento da indústria química brasileira vive um cenário de estagnação e temos certeza que o custo dos insumos tem um papel nisso”, afirmou Suely. Lauro Pereira Dias, do CRQ-IV, concordou com a colega e acrescentou que um dos papéis do Sistema CFQ/CRQs é apoiar as iniciativas que gerem emprego e ampliem nosso parque industrial. Ao Sistema CFQ/CRQs cabe o zelo pela qualidade dos serviços e produtos, bem como pelo respeito ao Meio Ambiente, sem perder de vista a produtividade e o emprego, finalizou.

Com informações da Ass. Comunicação do CFQ
Publicado em 12/06/2019


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região