Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Educação - Promovidos pelo CRQ-IV, fóruns de ensino chegam à quinta edição


Encontros apresentaram novidades nas áreas de alimentos, materiais e segurança


CRQ-IV

Marcela Ribeiro, da Fundacentro, defendeu a inserção do tema "segurança química" na grade curricular


Organizados anualmente pelas Comissões Técnicas de Ensino Técnico e Superior do CRQ-IV, os fóruns dedicados a estas áreas, realizados na sede da entidade, chegaram à quinta edição. O encontro dedicado ao Nível Superior ocorreu no dia 19 de outubro, enquanto o fórum voltado ao Nível Médio foi realizado em 9 de novembro. Ambos tiveram o apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo (Sinquisp).

Sob o tema “A importância da Química na Tecnologia de Alimentos e Bebidas”, o fórum dedicado ao Ensino Superior reuniu cerca de 70 pessoas. A apresentação inicial foi conduzida pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do Conselho. O trabalho de fiscalização do exercício profissional e outras iniciativas promovidas pela entidade foram destacadas, como o Programa Selo de Qualidade.

O evento foi dividido em dois blocos: no primeiro, as palestras trataram de assuntos ligados à nanotecnologia, aditivos e corantes. Já na segunda parte, estiveram em pauta inovações ligadas ao processamento de alimentos, técnicas de conservação e controle de qualidade.

O Químico Industrial Fábio Franco, coordenador de P&D na empresa Kienast & Kratschmer, foi o primeiro palestrante. Falando sobre aditivos alimentares, salientou a necessidade de se desmistificar a imagem da química utilizada na produção de alimentos, ainda vista de forma negativa por parte do público leigo. Em seguida, a professora Patrícia Sinnecker, da Universidade Federal de São Paulo, tratou de corantes naturais, que têm sido adotados no lugar dos sintéticos devido, segundo ela, a algumas vantagens: fatores ligados à percepção dos consumidores, a associação com efeitos benéficos à saúde e aspectos negativos relacionados aos corantes artificiais (como a incidência de alergenicidade em populações sensíveis) foram alguns dos exemplos citados.

A nanotecnologia e suas diferentes aplicações foram objetos da palestra de encerramento do primeiro bloco, a cargo da pesquisadora Carolina Siqueira Franco Picone, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Substâncias indesejáveis e potencialmente tóxicas, encontradas em alimentos ou bebidas como resultado de seu processamento ou preparação, os contaminantes foram discutidos pela Engenheira de Alimentos Adriana Pavesi Arisseto Bragotto, também da Unicamp, na palestra que iniciou o segundo ciclo do fórum.

Na sequência, o Químico Industrial Fábio Franco retornou para falar sobre técnicas de conservação e Renata Cerqueira, da Cargill, abordou inovações para o controle de qualidade na produção de alimentos, destacando a espectroscopia no infravermelho próximo (NIR, na sigla em inglês). Uma mesa composta pelos palestrantes, aberta a perguntas do público, marcou o encerramento da programação.

Os arquivos com as apresentações que tiveram a liberação autorizada pelos palestrantes podem ser baixados na seção Downloads deste site.

NÍVEL MÉDIO – “Tecnologia de Novos Materiais” foi o assunto central do fórum dedicado ao ensino técnico (Nível Médio). O público foi de aproximadamente 60 participantes.

O primeiro ciclo de palestras teve como objetos a nanotecnologia e suas aplicações, impressão 3D, aditivos e nanoaditivos. O professor Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, foi o primeiro a falar, abordando a importância da nanotecnologia para o desenvolvimento tecnológico. Citou vários avanços decorrentes, como smartphones.

André Luiz Jardini Munhoz, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biofabricação (Biofabris), destacou a impressão 3D como uma das técnicas mais avançadas para a elaboração de protótipos. Dedicado à medicina regenerativa, o Biofabris produz próteses e órgãos artificiais. Após selecionar materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos que tenham potencial de utilização, são empregadas técnicas de manufatura aditiva e de simulação computacional para realizar a síntese e a caracterização dos biomateriais para a obtenção de produtos finais.

Representante da empresa Chem4U, o Engenheiro Químico Cláudio Roberto Passatore palestrou sobre aditivos e nanoaditivos. Ele comentou sobre as potencialidades dos aditivos nanométricos, que viabilizam materiais com funcionalidades melhoradas, além de usarem menos substâncias químicas em sua fabricação e gerarem menos resíduos.

SEGURANÇA QUÍMICA – Pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Marcela Gerardo Ribeiro traçou um panorama global da Segurança Química.

Ao salientar que o tema ainda não está inserido de forma adequada na grade dos cursos da área, chamou a atenção para a importância de se adotar práticas que priorizem a segurança no trabalho desenvolvido em laboratórios didáticos e de pesquisa.

Marcela lembrou que o Ministério do Meio Ambiente já elaborou o Termo de Referência de Educação em Segurança Química, que visa balizar a inserção do assunto nas grades dos cursos de forma transversal, não sendo objeto de uma disciplina específica.

O “Impacto da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e meio ambiente” foi o tema da última palestra, apresentada por Jorge Marques Pontes, também da Fundacentro. Riscos à saúde pela exposição a nanopartículas, como o desenvolvimento de doenças respiratórias, estiveram em pauta.

Os arquivos com as apresentações que tiveram a liberação autorizada pelos palestrantes podem ser baixados na seção Downloads deste site.





Conselho retomará o Programa de Orientação Profissional


CRQ-IV


















Em 2019, o Programa de Orientação Profissional (POP) voltará a ser promovido pelo CRQ-IV com a colaboração de professores e coordenadores de cursos da área química, que atuarão como representantes da entidade junto às instituições de ensino.

O programa tem como principal objetivo apresentar aos estudantes a legislação que regulamenta o exercício profissional, mas envolve também outras ações.

Para traçar a estratégia de atuação dos colaboradores, o Conselho realizou, com o apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo (Sinquisp), uma série de encontros regionais de ensino no período de 23 de outubro a 8 de novembro.

O primeiro aconteceu na Capital, na sede da entidade, e os demais foram promovidos em algumas das cidades onde o CRQ-IV mantém escritórios regionais: Araçatuba, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

No primeiro evento, em 23 de outubro, o Engenheiro Químico Wagner Lopes, gerente do setor de Fiscalização do Conselho, apresentou as diretrizes estabelecidas para o POP 2019. Além da realização de palestras para estudantes do Ensino Médio, divulgando tanto a profissão quanto os cursos que representam, os colaboradores também deverão divulgar junto aos alunos de suas respectivas escolas as leis e normas que regem o exercício da profissão, as ações realizadas pelo CRQ-IV e o Código de Ética profissional.

Os colaboradores também irão apoiar o processo de registro no CRQ-IV via instituições de ensino e participarão das solenidades de formatura a fim de realizar a entrega de licenças provisórias e do Prêmio Lavoisier, oferecido pelo Conselho aos alunos com melhor desempenho em seus cursos. As indicações desses estudantes são feitas diretamente por suas escolas.

Entre outros possíveis apoios que os representantes de curso poderão oferecer à entidade, Lopes destacou ações para obtenção do Selo de Qualidade por parte dos cursos, divulgação dos prêmios CRQ-IV e Lavoisier e elaboração de artigos para a seção QuímicaViva, mantida neste site.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região