Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Artigo - Práticos e com uso em alta, aerossóis embutem riscos à saúde e ao meio ambiente
Autor(a): Antonio de Oliveira Siqueira e Indara da Silveira Leme Santos


Freeimages

O mercado brasileiro de aerossóis está em ascensão. Segundo o anuário 2013/2014 da Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (Abas), as estimativas de crescimento estão projetadas para a marca de 1,4 bilhões de unidades comercializadas até 2021, destacando assim a indústria de aerossóis na economia nacional. As projeções para o ano de 2015 estão estimadas em 1,1 bilhões de unidades distribuídas entres os setores de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), farmacêuticos, saneantes, alimentícios, entre outros.

O segmento de HPPC é o que mais se destaca no uso de embalagem do tipo aerossol. Sua aplicabilidade e praticidade estimulam cada vez mais o consumidor a adotar esse produto em sua rotina. Entretanto, os indicadores exponenciais crescentes de consumo e o baixo conhecimento da população quanto aos impactos ambientais que estas embalagens, após seu consumo, oferecem quando descartadas de forma inadequada, incidem diretamente na viabilidade de tratamento e destinação final ambientalmente adequada das mesmas, oferecendo junto ao crescente consumo o agravamento dos impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

A revista “Embalagens & Tecnologia”, em sua 20ª edição (2014), apresenta uma pesquisa realizada pelo Ibope referente à preferência de embalagens de aerossóis de aço e alumínio no setor de HPPC, revelando o desconhecimento do consumidor quanto às embalagens de seus produtos. Na pesquisa, 64% dos participantes informaram não saber de que material a embalagem de seu desodorante é feita e 86% disseram que descartam as embalagens de aerossóis no lixo comum. Somente 15% dos entrevistados garantiram fazer o descarte como lixo reciclável.

Independente do segmento no qual essas embalagens estiverem sendo usadas, todas podem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana. Os aerossóis são classificados como resíduos potencialmente perigosos tanto por conterem substâncias químicas potencialmente perigosas – tais como alguns produtos saneantes, inseticidas e tintas –, quanto em razão de que, em sua totalidade, as embalagens serem pressurizadas com gases propelentes, que são inflamáveis e podem causar incêndios e explosões.

Diante desse cenário, a melhor forma de viabilização da reciclagem dessas embalagens é o seu pré-tratamento por despressurização e segregação do produto residual do gás propelente, permitindo assim um processo de reciclagem seguro ao meio ambiente e à saúde.

 

Programa - Preocupando-se com o atual cenário do âmbito legislativo brasileiro, que vêm adotando políticas públicas e instrumentos normativos em prol do desenvolvimento sustentável, juntamente com a pouca desenvoltura da educação ambiental e conscientização dos públicos consumidores na utilização e correta destinação de embalagens de aerossóis, a Prolab Ambiental elaborou e já colocou em execução um programa que visa estimular a disposição correta dessas embalagens para que possam ser recicladas. Chamado Programa de Coleta Voluntária de Aerossóis, ele também busca contribuir para o fortalecimento das cooperativas de catadores de resíduos, gerando renda e trabalho.

O programa é bem simples, não apresentando nenhum custo de tratamento e destinação para os participantes (pessoas físicas e jurídicas). O interessado precisa apenas armazenar certa quantidade de embalagens de aerossóis e depois entregá-las nos seguintes pontos de coleta:

Diretamente na Prolab (possibilita certificação)

O interessado deposita em nosso Posto de Coleta de Aerossóis as embalagens pós-consumo e registra seus dados para que a empresa possa emitir o selo ambiental Amigo do Meio Ambiente - AMA. O documento certifica a quantidade de aerossóis depositada, diminuindo os impactos ambientais e a saúde humana que essas embalagens causariam. Essa ação se aplica a todos, mas é interessante para aqueles que apresentam volumes consideráveis e desejam obter o selo ambiental AMA.

Cooperativas de Catadores

No site www.prolab.eco.br existe a relação de cooperativas filiadas ao Programa. Todas estão licenciadas e suas atividades são monitoradas pelo Instituto GEA Ética e Meio Ambiente, cuja finalidade principal é desenvolver a cidadania e a educação ambiental da população. Todas as embalagens recolhidas são compradas, coletadas e tratadas pela Prolab como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dessas cooperativas.

Postos de Entrega Voluntária (PEVs) das prefeituras

A entrega também pode ser realizada por meio dos PEVs instalados pelas prefeituras e instituições públicas. Os materiais ali dispostos são recolhidos por cooperativas que, durante o processo de segregação, separam as embalagens e as destinam ao programa.



Profissionais da Prolab, Antonio Siqueira é Mestre em Tecnologia Ambiental e Indara da Silveira Leme Santos é Engenheira Ambiental.
Contatos pelo e-mail logisticareversa@prolab.ecoc.br







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região