Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Unesp leva ciência para estudantes do nível médio


Divulgação
Equipe formada por alunos de graduação desenvolve várias atividades de divulgação da Química

Um grupo de 46 alunos de escolas de nível médio de Araraquara e região participou da primeira edição do programa “Ciência nas Férias”, ocorrido de 14 a 17 de julho, no Instituto de Química da Unesp daquela cidade. O evento foi realizado pelo Grupo PET Química, formado por alunos dos cursos de graduação em Química e Engenharia Química.

O programa se concentrou em estudos sobre plantas medicinais. Os participantes tiveram, inclusive, aulas práticas nos laboratórios da universidade, onde puderam acompanhar processos de extração de saponinas, tauninos, óleos essenciais, de cafeína a partir do chá preto e fazer preparo da aspirina. Também receberam orientações sobre aspectos de segurança e procedimentos a serem adotados em um laboratório de química. No último dia, os alunos foram divididos em equipes e disputaram uma maratona de perguntas para que fosse verificado o grau de assimilação do conteúdo apresentado.

Criado há 18 anos, o PET Química desenvolve várias atividades voltadas à divulgação da química. Palestras sobre nanotecnologia, meio ambiente e descarte de medicamentos são ministradas periodicamente em escolas da região. Também participa do “Química na Praça”, iniciativa conjunta com estudantes de outras universidades e que, anualmente, realiza experimentos em locais públicos para mostrar o quanto essa ciência está presente no cotidiano.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região