Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura - Livros tratam da interação da Química com o Meio Ambiente



Poderão participar do sorteio de exemplares dos livros destacados nesta edição profissionais e estudantes em situação regular no CRQ-IV. Os interessados deverão enviar e-mail para
sorteio.crq4@gmail.com, informando nome completo, nº de inscrição no Conselho ou nº do CPF e endereço com CEP. No campo “Assunto” da mensagem, escreva a palavra “Sorteio” e o título da obra de interesse. Remeta mensagens separadas se quiser concorrer aos dois livros. O sorteio ocorrerá no dia 16/05, sendo os resultados divulgados nas seções “Noticiário” e “Sorteios” do site do CRQ-IV.


Técnicas analíticas aplicadas na investigação da poluição do meio ambiente são o foco do livro Química analítica ambiental, de Silvio Vaz Jr. A obra discute, entre outros assuntos, a aplicação da quimiometria no tratamento de dados, a validação de métodos analíticos e o controle dos dados gerados. Custa R$ 21,00 e pode ser comprado clicando aqui.

Pesquisador da Embrapa Agroenergia, o autor assumiu recentemente a coordenação de um grupo de profissionais que está elaborando um glossário sobre Química Renovável, que será adotado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Oferecer uma visão geral sobre os polímeros de origem vegetal, mineral, animal e de fontes como fungos e bactérias, sem se aprofundar em questões tecnológicas, é a proposta do livro A natureza e os polímeros, escrito pelos Engenheiros Químicos Eloisa Biasotto Mano e Luis Claudio Mendes, ambos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cerca de 50 diferentes materiais poliméricos com essas características foram listados e comentados pelos autores.

Editado pela Blucher em 2013, o livro tem 404 páginas, custa R$ 98,00 e pode ser comprado diretamente no site da editora.



Em 2011, o CRQ-IV realizou uma campanha para ampliar o número de profissionais que integravam o seu Cadastro de Peritos. Estavam aptos a participar todos os que possuíssem diploma de Nível Superior na área química, comprovassem cinco anos de experiência no campo em que se propuseram a atuar como peritos e estivessem em situação regular no Conselho.

Como já se passaram quase três anos, a entidade quer agora atualizar os dados daqueles profissionais. Uma das razões para isso é que o cadastro será transformado num livreto que, depois de impresso – o que ocorrerá nos próximos meses – será enviado ao Poder Judiciário.

Para tanto, APENAS quem participou da campanha de 2011, FOI ADMITIDO no cadastro e quiser ser incluído no livreto deverá atualizar seus dados. Para tanto, clique no botão abaixo para preencher o formulário. O prazo para essa atualização terminará em 30/05 e quem não se recadastrar será excluído do cadastro. Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail cristinaj@crq4.org.br ou telefone para 11 3061-6070.

Os profissionais que não estavam no cadastro e quiserem integrá-lo deverão entrar em contato exclusivamente pelo e-mail cristinaj@crq4.org.br. Além dos dados pessoais, no próprio corpo do mensagem digite seu currículo. Não anexe documentos, pois, por questões de segurança, eles poderão ser barrados pelos servidores de e-mail do Conselho. Para integrar o Cadastro de Peritos o interessado deverá ter formação de Nível Superior na área química, estar em situação regular na Conselho e comprovar pelo menos cinco anos de experiência na área em que pretende atuar. Não serão analisados currículos de profissionais que não preencham esses requisitos ou daqueles que, mesmo tendo experiência, possuam registro na entidade como profissionais de Nível Médio. Importante: não existe garantia de inclusão na versão impressa do livreto daqueles que iniciarem o processo de cadastramento agora. Os que se enquadrarem nessa situação e forem admitidos terão, com certeza, seus dados inclusos na versão on-line da publicação.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região