Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Água - Evento discutiu recursos hídricos


O II Fórum de Recursos Hídricos, promovido nos dias 17 e 18 de março pela Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-IV, ocorreu na sede da entidade e teve a presença de cerca de 80 profissionais e estudantes. O evento, que contou com apoios do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp) e da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), buscou divulgar inovações tecnológicas e pesquisas na área de tratamento, discutir a disponibilidade, a qualidade e a garantia de suprimento de água.

Ao falar na abertura do fórum, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, afirmou que o evento é um dos mais importantes organizados pela entidade, pois “o Conselho não poderia se abster da missão de discutir alternativas para a preservação da água, já que os profissionais da química têm entre suas atribuições legais o tratamento desse importante recurso para a sobrevivência humana”.

CRQ-IV
Desembargadora Consuelo Yoshida participou do evento
Garantia de qualidade da água, o Plano de Segurança da Água (PSA), os impactos da exploração do gás de xisto nos recursos hídricos, análise de interferentes endócrinos e tratamento de água de disruptores endócrinos foram alguns dos assuntos apresentados no primeiro dia do encontro.

As questões legais destacaram-se no segundo dia do evento. Foram discutidos o Decreto Estadual nº 59.263/2013 e a Resolução nº 420/09, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelecem diretrizes para proteção do solo e o gerenciamento de áreas contaminadas. Em um painel que teve a participação de Consuelo Yoshida, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foram discutidas as responsabilidades civil e criminal de agentes públicos e privados no que tange às áreas contaminadas. Foram relatadas ações do Ministério Público do Meio Ambiente em prol da preservação dos recursos naturais a fim de que danos ambientais sejam reparados. Na avaliação da desembargadora Yoshida, essas iniciativas buscam causar um “efeito pedagógico” e compensar perdas materiais e danos à saúde humana por meio do pagamento de indenizações pelos infratores.

As novas abordagens de investigação de águas subterrâneas em áreas com pontos de contaminação e a discussão sobre processos alternativos de captação de recursos hídricos foram outras palestras apresentadas.

A programação foi encerrada com uma mesa redonda sobre o valor da água, que reuniu os Engenheiros Químicos Jorge Correia e José Antonio Monteiro Ferreira, ambos da CTMA, os palestrantes Mateus Simonato e Renato Ramos e a jornalista Daniela Chiaretti, do Valor Econômico.

Atualização – Entender as tendências da área foi a razão que motivou muitos profissionais a participarem do fórum, como a Bacharel em Química Márcia Bragato, 49 anos. Com títulos de mestrado e doutorado em seu currículo, ela veio do Espírito Santo para buscar referências em legislação e tecnologia. “Sou analista ambiental e lido com gerenciamento de recursos hídricos e águas contaminadas” disse.

O Engenheiro Químico Marcelo Ferreira, 38 anos, já trabalhou por cinco anos com equipamentos para estações de tratamento de efluentes. “Tive a chance de aprender conceitos de geologia, hidrologia e metodologias de tratamento de água e gestão de áreas contaminadas”, contou.

Clique aqui para ler mais informações sobre este evento.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região