Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Água - Evento discutiu recursos hídricos


O II Fórum de Recursos Hídricos, promovido nos dias 17 e 18 de março pela Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-IV, ocorreu na sede da entidade e teve a presença de cerca de 80 profissionais e estudantes. O evento, que contou com apoios do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp) e da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), buscou divulgar inovações tecnológicas e pesquisas na área de tratamento, discutir a disponibilidade, a qualidade e a garantia de suprimento de água.

Ao falar na abertura do fórum, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, afirmou que o evento é um dos mais importantes organizados pela entidade, pois “o Conselho não poderia se abster da missão de discutir alternativas para a preservação da água, já que os profissionais da química têm entre suas atribuições legais o tratamento desse importante recurso para a sobrevivência humana”.

CRQ-IV
Desembargadora Consuelo Yoshida participou do evento
Garantia de qualidade da água, o Plano de Segurança da Água (PSA), os impactos da exploração do gás de xisto nos recursos hídricos, análise de interferentes endócrinos e tratamento de água de disruptores endócrinos foram alguns dos assuntos apresentados no primeiro dia do encontro.

As questões legais destacaram-se no segundo dia do evento. Foram discutidos o Decreto Estadual nº 59.263/2013 e a Resolução nº 420/09, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelecem diretrizes para proteção do solo e o gerenciamento de áreas contaminadas. Em um painel que teve a participação de Consuelo Yoshida, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, foram discutidas as responsabilidades civil e criminal de agentes públicos e privados no que tange às áreas contaminadas. Foram relatadas ações do Ministério Público do Meio Ambiente em prol da preservação dos recursos naturais a fim de que danos ambientais sejam reparados. Na avaliação da desembargadora Yoshida, essas iniciativas buscam causar um “efeito pedagógico” e compensar perdas materiais e danos à saúde humana por meio do pagamento de indenizações pelos infratores.

As novas abordagens de investigação de águas subterrâneas em áreas com pontos de contaminação e a discussão sobre processos alternativos de captação de recursos hídricos foram outras palestras apresentadas.

A programação foi encerrada com uma mesa redonda sobre o valor da água, que reuniu os Engenheiros Químicos Jorge Correia e José Antonio Monteiro Ferreira, ambos da CTMA, os palestrantes Mateus Simonato e Renato Ramos e a jornalista Daniela Chiaretti, do Valor Econômico.

Atualização – Entender as tendências da área foi a razão que motivou muitos profissionais a participarem do fórum, como a Bacharel em Química Márcia Bragato, 49 anos. Com títulos de mestrado e doutorado em seu currículo, ela veio do Espírito Santo para buscar referências em legislação e tecnologia. “Sou analista ambiental e lido com gerenciamento de recursos hídricos e águas contaminadas” disse.

O Engenheiro Químico Marcelo Ferreira, 38 anos, já trabalhou por cinco anos com equipamentos para estações de tratamento de efluentes. “Tive a chance de aprender conceitos de geologia, hidrologia e metodologias de tratamento de água e gestão de áreas contaminadas”, contou.

Clique aqui para ler mais informações sobre este evento.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região