Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Anuidades - Alguns dos questionamentos são infundados


Reclamantes defenderam boicote  às anuidades por entenderem que o CRQ-IV não faz nada, como lhes arrumar emprego ou melhorar seus salários

 

Reclamar e questionar são direitos de todos. Ocorre que o episódio envolvendo o reajuste das anuidades demonstrou que há ainda muitos profissionais que desconhecem as atribuições legais do CRQ-IV e por isso postaram mensagens nas redes sociais afirmando que não concordavam com os valores das anuidades e até defenderam o não pagamento sob o argumento de que a entidade não faz nada por eles. Pode ser que não faça tudo ou não faça exatamente o que esses profissionais desejam, mas afirmar que o Conselho é uma entidade inerte talvez seja um exagero.


Várias postagens também sugerem que muitos confundem ou enxergam o Conselho como uma entidade sindical, o que é errado. Sindicato é uma organização particular, criada pela vontade dos próprios trabalhadores e que tem por objetivo básico defender os interesses, notadamente os salariais, de uma determinada categoria. A vinculação a um sindicato é optativa. A entidade sobrevive do chamado “imposto sindical”, pago por todos os trabalhadores, e das mensalidades recolhidas pelos associados. O sindicato pode dispor livremente dos recursos que arrecada, desde que os use em benefício dos associados. Assim, por exemplo, eles podem construir colônia de férias ou manter clínicas e hospitais próprios. De acordo com a Constituição brasileira, os sindicatos têm a atribuição legal de representar a categoria em negociações salariais. Eles também podem representá-la em determinadas ações judiciais.


Já um Conselho Profissional é um órgão público, criado por lei. Sua função é a defesa dos interesses da sociedade e não os da classe trabalhadora a ele vinculada. É por isso que os conselhos não tratam, por exemplo, de questões salariais. Cabe aos conselhos registrar profissionais e empresas e fiscalizar o exercício profissional com dois objetivos. O primeiro é verificar se as atividades que, por lei, são privativas de uma determinada classe estão de fato sendo exercidas por pessoas habilitadas, ou seja, se químicos estão em atividades químicas; médicos em atividades médicas; engenheiros nos trabalhos de engenharia etc. O segundo propósito é julgar administrativamente integrantes da classe que cometam erros graves ou que coloquem a ética de lado durante o exercício da profissão.

 

Regulamentação – No Brasil, quase todas as profissões regulamentadas possuem um Conselho. Diferentemente do que ocorre com os sindicatos, os trabalhadores que exercem profissões regulamentadas são obrigados a se registrar e pagar anuidades aos seus Conselhos sempre que estes existirem. Esses recursos são de natureza pública, o que impede as entidades de os utilizarem como bem quiserem. Na prática, esses valores só podem ser destinados à manutenção de suas atividades, como pagamento de aluguel ou compra de imóveis para sua instalação, compra de veículos usados na fiscalização, contratação e pagamento de funcionários para as áreas técnicas e administrativas. Diferente do que ocorre com os sindicatos, a contabilidade dos Conselhos está sujeita ao Tribunal de Contas da União.


Resultados – O CRQ-IV vem cumprindo rigorosamente suas atribuições legais. Em 2011, foram realizadas 14.885 vistorias em empresas do setor químico em todo o Estado. O resultado do ano passado foi quase 6% maior que o de 2010. Durante as ações, foram detectadas 1.400 pessoas atuando irregularmente (sem formação na área, sem registro no Conselho ou com pendências na entidade) em atividades privativas de profissionais da química e outras 931 empresas sem registro no Conselho e/ou sem Responsável Técnico.  Os resultados da área de Fiscalização do Conselho são publicados na página www.crq4.org.br/fiscaliza.


Nas 74 sessões de 2011, o Plenário do CRQ-IV analisou 17.366 processos de profissionais e 4.035 de empresas. Tais processos referiram-se a solicitações, entre outros, de pedidos de registros, ações éticas e indicação de Responsável Técnico. Das mais de 29 mil correspondências postadas, 26.931 se originaram desses processos.


A Central de Atendimento recebeu perto 30 mil ligações telefônicas, 24 mil e-mails e fez mais de 8 mil atendimentos pessoais. O setor, que também cuida do armazenamento eletrônico dos documentos entregues por profissionais, empresas e os emitidos pelo Conselho, realizou cerca de meio milhão de digitalizações em 2011.


Os dados acima são alguns exemplos das atividades que o CRQ-IV desenvolve dentro do que prevê a lei. Na página seguinte, são citadas outras ações não previstas na legislação e que beneficiam diretamente os profissionais.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região