Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Anuidades - Ações extras favorecem a Classe


Fazer mais do que a lei prevê em benefício dos profissionais é uma prática adotada há muitos anos pelo CRQ-IV. A entidade acredita que ao criar condições para que o Profissional da Química possa se manter em constante atualização está atuando diretamente para que a sociedade tenha, cada vez mais, acesso a produtos e serviços químicos eficazes, seguros e inovadores.


Somente em 2011, o CRQ-IV distribuiu mais de R$ 150 mil em prêmios como livros, bolsas de estudos para cursos rápidos, de pós-graduação e inscrições para eventos técnicos. Todos os profissionais em situação regular podem participar dessas promoções, que em sua maioria são divulgadas no site da entidade.


A distribuição desses prêmios só é possível porque o Conselho mantém constantes contatos com editoras de livros, instituições de ensino e organizadores de eventos com vistas a estabelecer parcerias que beneficiem os profissionais a ele vinculados.


O programa “Minicursos CRQ-IV”, realizado desde 2006, é outra iniciativa não prevista entre as atribuições do Conselho e que ao longo dos anos vem contribuindo para o aprimoramento técnico de milhares de profissionais.


Gratuito, o programa oferece cursos com duração de um dia, sendo realizado em São Paulo e em várias cidades do interior. Além do treinamento propriamente dito, os participantes recebem material didático e refeições.


Em 2011, foram agendados 22 treinamentos, para os quais foram recebidas mais de 500 inscrições. O programa é custeado pela Caixa Econômica Federal, cujo patrocínio o CRQ-IV foi buscar.


Outra parceria firmada entre o Conselho e a Caixa diz respeito à criação de uma linha de financiamento com juros reduzidos. Chamado de “Crédito aporte”, o benefício está disponível em todas as agências do banco.


O Conselho mantém ainda convênio com a empresa Qualicorp, que possibilita aos profissionais adquirirem planos de saúde por valores inferiores aos praticado no mercado. Há mais de dez anos, foi pioneiro a disponibilizar gratuitamente uma Bolsa de Empregos.

 

 

Formação – Outra ação do CRQ-IV não prevista em lei é o estimulo à criação de cursos de formação na área química.  Como sua função é a defesa da sociedade, a entidade entende que a presença de profissionais habilitados em todas as etapas de produção, assistência técnica e comercialização é condição básica para que o consumidor tenha acesso a produtos químicos de qualidade. Como a carência de mão de obra qualificada é um dos gargalos para o desenvolvimento nacional, o caminho óbvio é fazer gestões para ampliar os cursos de formação. Por meio de convênios firmados com empresas e instituições de ensino, o Conselho contribuiu para que o número de cursos técnicos em química, em São Paulo, passasse de 128, em 2000, para 460, em 2011.


Mas só o aumento de cursos não é suficiente para suprir a falta de pessoal capacitado. É preciso também investir na qualidade e essa etapa o Conselho iniciou em 2007, quando lançou o Selo de Qualidade CRQ-IV, que é conferido aos cursos que cumprirem diversos requisitos definidos no programa. Este ano, a entidade fará a divulgação para as empresas das escolas que possuem cursos certificados com o Selo.


O Conselho também procura salientar a importância da classe no contexto social. Além das campanhas publicitárias que normalmente faz para celebrar o Dia do Profissional da Química, em 2011 – quando foi comemorado o Ano Internacional da Química – a entidade veiculou, entre julho e novembro, um comercial na TV Record mostrando diversas situações em que o trabalho do Químico participa diretamente do cotidiano das pessoas.


Esta matéria e a anterior mostraram apenas alguns dados sobre as atividades do Conselho. Pode-se concordar ou não com a relevância das mesmas, mas daí a questionar o pagamento das anuidades – como alguns fizeram nas redes sociais – usando o discutível argumento de que o CRQ-IV “não faz nada pelos profissionais” sugere certo exagero, algo muito comum nas discussões em que a emoção torna-se um dos principais ingredientes.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região