Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Segurança, meio ambiente e tensoativos são temas do bimestre


Em sua última edição de 2011, o Informativo premiará nove leitores com livros sobre segurança química, meio ambiente e tensoativos. Aberto a profissionais e estudantes em situação regular no Conselho, o sorteio ocorrerá  no dia 20 de janeiro, sendo o resultado publicado na seção “Noticiário” do site (www.crq4.org.br). Para participar, envie e-mail para a Assessoria de Comunicação do Conselho (crq4.comunica2@gmail.com) contendo os seguintes dados: nome completo, nº de registro e cidade onde reside. Se for estudante, escreva “estudante” ao lado do nome. No campo assunto do e-mail escreva “Sorteio” e o nome do livro de interesse. Envie e-mails separados se quiser concorrer aos três títulos.

 

 

Resultado de um projeto desenvolvido pelo Programa Internacional sobre Segurança Química, mantido pela Organização das Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde e Organização Internacional do Trabalho, o livro Substâncias químicas perigosas à saúde e ao meio ambiente possui uma série de informações colocadas de forma sucinta, de modo a facilitar o entendimento por seu público-alvo: leitores que não são especialistas na área. Traduzido pela Engenheira Química, Janaína Conrado Lyra da Fonseca, pela Bacharel em Química Mary Rosa Rodrigues de Marchi e pela Bacharel em Letras Jassyara Conrado Lyra da Fonseca – todas da Unesp de Araraquara – o livro foi editado pela Cultura Acadêmica e não está mais disponível para compra. Serão sorteados quatro exemplares. 


 

 

Tensoativos – Química, propriedades e aplicações, obra do Químico Decio Daltinor, é dividida em 11 capítulos que abordam desde a introdução do tema até o aprofundamento de cada característica ou propriedade dos tensoativos. O livro é de interesse de todos os profissionais que necessitam de conhecimentos para entender processos, análises, aplicações, formulações e propriedades de produtos formulados com tensoativos. Está à venda na Editora Blucher (www.blucher.com.br) por R$ 84,00. Serão sorteados dois exemplares.

 

 

 

 

 

 

Escrito pelo Químico Jorge Antônio Barros de Macedo, o livro Química Ambiental - Uma ciência ao alcance de todos enfatiza a preocupação em mostrar aos leitores as substâncias químicas com as quais muitas pessoas convivem diariamente e que, se não forem usadas de forma adequada, podem gerar algum risco de contaminação. Para ressaltar que a exposição ou uso excessivo de alguma substância pode causar alterações na saúde, o autor recorre ao conhecido ditado que ensina que “a diferença entre um remédio e um veneno é a dose”. A obra pode ser adquirida no site www.aguaseaguas.com.br por R$ 150,00. Serão sorteados três exemplares deste livro.

 

 

Os livros acima estão disponíveis para consulta na Biblioteca do CRQ-IV, telefone 11 3061-6039
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região