Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Minicursos 

 
Lista dos Minicursos do Ano:

Anterior 1 2 [3]


Fabricação e Manipulação de Alimentos - Araraquara
05/05/2007
Com abertura feita pelo Engenheiro de Alimentos e Superintendente do CRQ-IV, José Glauco Grandi, começou na manhã deste sábado o minicurso que a entidade está promovendo na cidade de Araraquara (SP). Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos é o tema que a Química Industrial e Bióloga, Marisa Teresinha Bertozo Silva, está expondo aos 43 profissionais que participam do minicurso. O evento integra as comemorações pelos 50 anos de criação do CRQ-IV e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Em sua apresentação, José Glauco Grandi ressaltou o grande interesse que os profissionais de Araraquara e região têm demonstrado pelos minicursos, programa de aperfeiçoamento que o Conselho iniciou em 2006. Assim como ocorreu nas duas outras vezes em que os eventos ocorreram na cidade, no ano passado, o número de inscrições superou as expectativas, fazendo com que muitos profissionais não conseguissem vaga.Ele salientou que os minicursos representam um meio para que o CRQ-IV se aproxime cada vez mais de seu público-alvo e pediu que, além de continuarem participando dessas iniciativas, os profissionais colaborem com o Conselho enviando sugestões e críticas que ajudem a estreitar esse relacionamento.

Grandi também falou sobre a adesão do CRQ-IV ao movimento que defende a aprovação do projeto de lei que institui eleições diretas no Sistema CFQ/CRQs. Observou que a adoção desse método de escolha de dirigentes das entidades é a única forma de evitar que determinadas pessoas se perpetuem no poder. O atual presidente do CFQ, por exemplo, está no cargo há mais de 20 anos. O superintendente do CRQ-IV pediu que todos os profissionais interessados em colaborar com a modernização do Sistema ingressassem no grupo de discussões existentes na internet, o que ajudará a fortalecer o movimento e ampliar as chances do projeto de lei ser aprovado.

Para testar os conhecimentos obtidos durante o treinamento, os profissionais foram divididos em equipes para resolver três estudos de caso bem humorados criados pela instrutora Marisa Bertozo Silva. A tarefa era apontar os erros na manipulação dos alimentos, apontar os possíveis microorganismos causadores das intoxicações e explicar os procedimentos que deveriam ter sido adotados para evitar os problemas. Após as discussões, cada equipe apresentou suas conclusões para os demais colegas.

Dos 45 profissionais inscritos, apenas dois não compareceram. Conforme alertado na última edição do Informativo, no site e pelos atendentes do Conselho encarregados de receber as inscrições, será cobrada uma taxa de R$ 120,00 daqueles que reservam vaga nos minicursos e não comparecem sem prévio aviso. O valor destina-se a cobrir as despesas que o CRQ-IV teve para viabilizar a participação dos faltosos.

A pesquisa realizada no final do evento indicou um alto grau de satisfação dos profissionais. Veja o resultado:

Qualidade do curso
1
2
3
4
5  
Desempenho do instrutor  
 
01
09
33
Conhecimento do instrutor sobre o assunto ministrado
 
 
 
04
39
Didática e clareza(*)
 
 
01
09
32
Empenho na resolução de dúvidas levantadas em sala
 
01
02 
11
29
Pertinência do assunto em relação aos objetivo do curso
 
 
 
12
31
Pertinência do assunto em relação aos seus objetivos
 
 
01
11 
31
 
Infra-estrutura e serviços
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
 
01
 04 
12
 27
Limpeza dos sanitários
 
 
02
07
36
Qualidade dos serviços de alimentação
 
 
02
03 
40
Qualidade do material didático fornecido (**)
 
 
02
13
28

43 pessoas responderam a pesquisa.
(*) Um participante não avaliou este item.
(**) Assim como ocorreu no minicurso realizado em São Paulo, no dia 03/05, as queixas concentram-se no fato de as apostilas terem sido produzidas em preto e branco e conterem três slides por página. Este modelo foi adotado para reduzir custos. Antes de cada minicurso, conforme divulgado no site, o Conselho disponibilizou as apresentações em slides maiores e coloridos para que os interessados pudessem baixá-las e imprimi-las. 


Introdução à Tecnologia de Saneantes - São Paulo
03/05/2007
Teve início na manhã desta quinta-feira, na sede do CRQ-IV, na capital paulista, o minicurso “Introdução à Tecnologia de Saneantes”. É o primeiro dos nove treinamentos que o CRQ-IV oferecerá gratuitamente aos profissionais da química ao longo do mês de maio, como parte das comemorações pelos 50 anos de instalação da entidade. Todos eles contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A condução do minicurso de hoje ficou sob a responsabilidade do Químico Industrial Ubiracir Fernandes Lima Filho, coordenador acadêmico do curso de pós-graduação em Tecnologia de Saneantes (promovido pela ABAS com o apoio da Anvisa e do CRQ-IV). Até dezembro do ano passado, ele também atuava como assessor técnico da Gerência Geral de Saneantes da Anvisa. Antes de começar o curso, Lima Filho falou sobre sua experiência naquele órgão, mostrando a importância dos conhecimentos do Profissional da Química nas indústrias, destacando os estudos de estabilidade para determinação de prazos de validade. “Se o produto é matéria, precisa do conhecimento do Profissional da Química para ser fabricado”, resumiu.

Ao longo do curso, que se estenderá até o fim da tarde, Lima Filho abordará quatro grandes temas: boas práticas de fabricação, garantia de qualidade, controle de qualidade e legislação básica. A Engenheira Química Maria Helena Soares Ribeiro é uma das 38 pessoas que estão participando do evento. Responsável Técnica pela Plus Limp, ela já assistiu a outros dois cursos promovidos pelo CRQ-IV e elogia, principalmente, a qualidade e o preparo dos instrutores. “Esse é um mercado muito carente de informações e vocês do Conselho estão se tornando um veículo muito importante de difusão de tecnologia”, afirmou.

Dois profissionais e um estudante inscreveram-se para o minicurso e não faltaram sem dar justificativas antecipadamente. Conforme alertado na edição nº 84 do Informativo e também no site do Conselho, será cobrada uma taxa de R$ 120,00 de cada um deles visando cobrir as despesas.

O CRQ-IV promoverá o curso de Introdução à Tecnologia de Saneantes em Campo Grande/MS (12/05), Ribeirão Preto/SP (19/05) e Campinas/SP (26/05). (Clique aqui para saber como se inscrever). Neste sábado, serão realizados minicursos em Araçatuba e Araraquara, no interior de São Paulo, com turmas lotadas.

Pesquisa

Pesquisa realizada ao final do minicurso mostrou que a maioria dos participantes aprovou o treinamento. Confira o resultado (*)

Qualidade do curso
1
2
3
4
5  
Desempenho do instrutor  
 
 
04
 31
Conhecimento do instrutor sobre o assunto ministrado
 
 
 
01
34
Didática e clareza
 
 

01

 03
 31
Empenho na resolução de dúvidas levantadas em sala
 
01
01 
05
 28
Pertinência do assunto em relação aos objetivo do curso
 
 
 
06
 29
Pertinência do assunto em relação aos seus objetivos
 
 
 
07
28
 
Infra-estrutura e serviços
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
 
01
02
03
 30
Limpeza dos sanitários
 
02 
01
02
32
Qualidade dos serviços de alimentação
 
 
02
05
30
Qualidade do material didático fornecido (**)
 
 
02
 12
22

(*) 35 pessoas responderam a pesquisa
(**) Um participante não avaliou este item. As queixas concentram-se no fato de as apostilas terem sido produzidas em preto e branco e conterem três slides por página. Este modelo foi adotado para reduzir custos. Antes de cada minicurso, conforme divulgado no site, o Conselho disponibilizou as apresentações em slides maiores e coloridos para que os interessados pudessem baixá-las e imprimi-las. 

Anterior 1 2 [3]

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região