Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Minicursos 

 
Lista dos Minicursos do Ano:

Anterior 1 [2] 3  Mais


Campo Grande
12/05/2007
Teve inicio neste sábado, em Campo Grande, o quinto dos nove minicursos que o CRQ-IV está oferecendo este ano aos profissionais da química em comemoração aos seus 50 anos de instalação. O treinamento, intitulado “Introdução à Tecnologia de Saneantes”, está sendo ministrado pelo Químico Industrial Ubiracir Fernandes Lima Filho, coordenador acadêmico do curso de pós-graduação em Tecnologia de Saneantes promovido pela ABAS, com o apoio do CRQ-IV e da Anvisa. Até dezembro de 2006, Lima Filho também atuava como assessor técnico da Gerência Geral de Saneantes da Anvisa. Cerca de 30 pessoas estão participando gratuitamente do evento, que é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Tal como fez no minicurso com o mesmo tema ministrado em São Paulo, Lima Filho relatou suas experiências profissionais, destacando a importância do conhecimento que só quem se forma na área química tem a oferecer às indústrias, ao setor acadêmico e aos órgãos regulatórios. A Técnica Lucinéia Santos de Moraes disse que as palavras do instrutor e seu vasto conhecimento acumulado são um estímulo para quem participa do curso. “Eu também vou chegar lá”, afirma Moraes. Há um ano, ela é responsável técnica pela indústria de saneantes Química Mato Grosso do Sul e se inscreveu no curso em busca de mais informações sobre o setor. “Eu trabalhava na indústria alimentícia e sentia que precisava de mais conhecimento sobre a área em que estou atuando agora”, conta.

O mesmo minicurso que está acontecendo hoje em Campo Grande/MS será realizado no próximo sábado em Ribeirão Preto/SP, com inscrições já encerradas. No dia 26, será promovido em Campinas (Veja com participar).

No ano passado, durante aos comemorações do cinqüentenário da Lei 2800/56, o CRQ-IV promoveu quatro palestras em Campo Grande/MS.
 
Qualidade do curso
1
2
3
4
5
Desempenho do instrutor
 
 
 
04
21
Conhecimento do instrutor sobre o assunto ministrado
 
 
 
01
24
Didática e clareza(*)
 
 
 
04
20
Empenho na resolução de dúvidas levantadas em sala
 
 
 
08
17
Pertinência do assunto em relação aos objetivo do curso
 
 
01
08
16
Pertinência do assunto em relação aos seus objetivos(**)
 
01
00
12
10
 
Infra-estrutura e serviços
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
 
01
02
06
17
Limpeza dos sanitários
 
02
00
06
19
Qualidade dos serviços de alimentação
 
 
01
05
19
Qualidade do material didático fornecido
 
 
01
14
10

25 pessoas responderam a pesquisa.
(*) Um participante não avaliou este item.
(**) Dois participantes não avaliaram este item.
 


São Paulo
08/05/2007
Na sede do CRQ-IV em São Paulo, está sendo realizado hoje o quarto minicurso da série programada pela entidade nesse primeiro semestre para comemorar seus 50 anos de instalação. Diferente dos eventos tradicionalmente realizados pelo CRQ-IV, o de hoje não é uma treinamento técnico, mas uma palestra sobre “Como vencer o desemprego”.

Cerca de 25 profissionais da química em busca de colocação no mercado de trabalho estão participando do minicurso, que é patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Como a palestra terá duração de três horas, haverá uma segunda turma na parte da tarde com cerca de 20 inscritos. O curso está sendo ministrado pela Psicóloga Vanessa Maria Almeida.

Valquíria Severo da Costa, de 30 anos, é uma das profissionais que estão participando do curso no período da manhã. Técnica em química com experiência em indústrias de alimentos, ela procura trabalho há um ano. Ao seu lado, está Daiane Hansen, também de 30 anos, que é licenciada em química com doutorado na área. Desde que terminou os estudos, em novembro de 2006, está à procura de trabalho. As duas elogiaram o curso, destacando que ele está trabalhando os fatores que mais as prejudicam nos processos seletivos: o medo e a ansiedade.

Preservar auto-estima e ser mais confiante foram os principais comentários que os participantes fizeram ao expressar suas impressões sobre o minicurso. Para a profissional Hedilene Eugênia J. Silva, o treinamento ajudou a "elevar minha auto-estima e a não desistir de conquistar e continuar conquistando tudo o que quero".O profissional Sérgio Longhi Castanheiro disse que a instrutora "com clareza e objetividade mostrou que, com confiança, podemos alcançar nossos objetivos". Ao classificar o curso como excelente, Maurício de Oliveira Marins afirmou que o treinamento "nos deu força para prosseguirmos em busca de nossos ideais". Apesar de também terem gostado da apresentação, vários profissionais reclamaram de que o tempo de duração (cerca de três horas) foi pequeno, impedindo que o assunto fosse explorado com mais profundidade.

Próximos - Abertas dia 07, as vagas para o minicurso “Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos”, marcado para o dia 16 de maio, em São Paulo, esgotaram-se em pouco mais de uma hora. Em Campo Grande/MS, encerram-se nesta quarta-feira, dia 09/05, as inscrições para o treinamento do próximo sábado, Introdução à Tecnologia de Saneantes. O mesmo curso será realizado em Campinas dia 26/05, com inscrições abertas a partir de 17/05.

Confira abaixo os resultados da pesquisa realizada com as duas turmas que participaram do treinamento desta terça-feira:

Qualidade do curso
1
2
3
4
5
Desempenho do instrutor
 
 
 
06
32
Conhecimento do instrutor sobre o assunto ministrado
 
 
 
03
35
Didática e clareza
 
 
 
08
30
Empenho na resolução de dúvidas levantadas em sala
 
 
01
09
28
Pertinência do assunto em relação aos objetivo do curso
 
 
01
09
28
Pertinência do assunto em relação aos seus objetivos
 
 
01
12
25

Infra-estrutura e serviços
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
 
01
00
03
35
Limpeza dos sanitários
 
02
00
00
38
Qualidade dos serviços de alimentação
 
 
02
01
37
Qualidade do material didático fornecido
 
 
02
12
26

38 profissionais responderam a pesquisa.
O CRQ-IV ofereceu o minicurso “Como vencer o desemprego” na cidade de São José dos Campos/SP. Contudo, devido à falta de interessados, o evento, que seria realizado dia 10 de maio, foi cancelado.  


Técnicas de instrumentação analítica -Araçatuba
05/05/2007
Araçatuba recebe neste sábado o programa de minicursos criado pelo CRQ-IV para comemorar seus 50 anos de instalação. A cidade e a região estão se destacando na produção de bioenergia, com o crescimento do número de indústrias sucroalcooleiras. Pensando nisso, o Conselho trouxe à cidade o Engenheiro de Produção – Modalidade Química Thiago Fatobene e o Bacharel em Química Romão Beserra Jr., ambos da PerkinElmer do Brasil, para ministrar o treinamento “Técnicas de instrumentação analítica aplicadas à indústria de açúcar e álcool”. Mais de 40 pessoas estão participando do treinamento, que é patrocinado pela Caixa Econômica Federal. O público é formado principalmente por profissionais do setor sucroalcooleiro, com a participação de alguns professores de escolas técnicas.

Na abertura do evento, o presidente do CRQ-IV, Engenheiro Industrial – Modalidade Química, Manlio de Augustinis, anunciou que ainda este ano será instalado um posto de atendimento do Conselho em Araçatuba e outro na cidade de Ribeirão Preto/SP. Assim como os já implantados em Araraquara, Campinas e Campo Grande/MS, os escritórios devem facilitar o acesso dos profissionais e das empresas à entidade.

Augustinis falou sobre as parcerias que o CRQ-IV tem firmado com entidades de classe para valorizar e levar conhecimento aos profissionais da química. Destacou o trabalho desenvolvido com a Udop (União dos Produtores de Bionergia) para profissionalizar o setor, que resultou num acordo com o Centro Paulo Souza para implantação de cursos técnicos em química em Araçatuba e região e no aumento expressivo do número de profissionais da área atuando nas usinas.

Ainda na abertura do minicurso, o presidente do CRQ-IV comentou sobre a necessidade de aprovação do Projeto de Lei 1412/96, em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui eleições diretas nos Conselhos Regionais e Federal de Química. O Sistema CFQ/CRQs é o único órgão do gênero em que os profissionais registrados não têm o direito de escolher seus representantes. “Nós não vamos conseguir mobilizar os legisladores sem o apoio dos profissionais. Por isso, participem do movimento.”, pediu Augustinis. (Clique aqui para saber mais sobre o “Movimento Eleições Diretas Conselho de Química”).

O minicurso sobre instrumentação analítica em açúcar e álcool na cidade de Araçatuba seguirá até o final do dia. Nas oito horas previstas para o treinamento, os instrutores abordarão, entre outros assuntos: espectrometria de absorção atômica e de emissão por plasma, cromotografia a gás e polarimetria (baixe as apostilas).

Na próxima semana, serão abertas inscrições para os minicursos de Campo Grande/MS, Ribeirão Preto e São Paulo. A participação é gratuita e aberta a profissionais em situação regular no Conselho e estudantes cadastrados. Confira a programação.
 
Qualidade do curso
1
2
3
4
5  
Desempenho do instrutor
 
01
02
19
20
Conhecimento do instrutor sobre o assunto ministrado
 
01
03
10
28
Didática e clareza
 
03
07
21
11
Empenho na resolução de dúvidas levantadas em sala
 
01
06
18
17
Pertinência do assunto em relação aos objetivo do curso
 
02
06
15
19
Pertinência do assunto em relação aos seus objetivos(*)
 
02
07
14
18
 
Infra-estrutura e serviços
1
2
3
4
5
Qualidade da sala de aula
 
01
03
15
23
Limpeza dos sanitários
 
01 
00
04
37
Qualidade dos serviços de alimentação
 
01
00
06 
35
Qualidade do material didático fornecido (**)
02
05
10
15
10

42 pessoas responderam a pesquisa.
(*) Um participante não avaliou este item.
(**) Assim como ocorreu nos minicurso realizados em São Paulo (03/05) e Araraquara (05/05), as queixas concentram-se no fato de as apostilas terem sido produzidas em preto e branco e conterem três slides por página. Este modelo foi adotado para reduzir custos. Antes de cada minicurso, conforme divulgado no site, o Conselho disponibilizou as apresentações em slides maiores e coloridos para que os interessados pudessem baixá-las e imprimi-las. 

 

Anterior 1 [2] 3  Mais

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região