Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

GHS - O uso seguro de produtos químicos
Autor(a): Geraldo Fontoura


No dia 26 de setembro de 2009, entrou em vigor a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata de aspectos importantes da implementação do Globally Harmonized System (GHS) no Brasil. Definida pela sigla NBR 14725 e dividida em quatro partes, ela está disponível [conforme noticiado na edição de dezembro deste Informativo, disponível somente na versão impressa] para consulta e impressão gratuitamente no site da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). A norma é um marco importante para a classificação e rotulagem de produtos químicos perigosos e irá ocasionar, certamente, diversos esforços nos próximos meses do setor industrial brasileiro e, em particular, do setor químico.

O GHS é considerado uma abordagem lógica e abrangente para a definição dos perigos dos produtos químicos, bem como sua classificação e comunicação de perigo por meio da Fispq (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) e da rotulagem. Ele é aplicável à maioria dos produtos químicos perigosos e tem, dentre seus objetivos, garantir a proteção da saúde humana e do meio ambiente, estabelecer um sistema internacional para comunicação de perigos, prover um modelo reconhecido para países sem sistema (que era o caso do Brasil), reduzir a necessidade de testes com animais e facilitar o comércio internacional.

A elaboração do GHS teve como foco quatro públicos-alvo distintos, com suas necessidades específicas: o consumidor final, o trabalhador em geral, o trabalhador envolvido no transporte e os profissionais que atendem a emergências com produtos químicos.

Criado pelas Nações Unidas, o sistema baseou-se nos seguintes pilares: as recomendações da ONU para o transporte de produtos perigosos e os requisitos então estabelecidos na União Européia, Estados Unidos e Canadá.

Com o GHS pretende-se corrigir o fato observado hoje de existirem países sem critérios especificados para classificação de perigos e a possibilidade de um mesmo produto químico ser classificado de modo diferente de um país para outro.

O desafio de implementar um sistema como este é grandioso, pois pretende-se manter os padrões de segurança já em vigor em diversos países, homogeneizar os conceitos e garantir a sua compreensão por todos.

O resultado prático da implementação do GHS é o uso seguro de produtos químicos. Para tanto, o sistema prevê a classificação dos perigos com base em critérios pré-estabelecidos e aceitos internacionalmente e um sistema de comunicação de risco baseado no rótulo e na Fispq. Estes elementos possibilitam às empresas e organizações a implementação de um sistema de gerenciamento de risco. Com isso, conhecendo-se os perigos inerentes aos produtos químicos manuseados, torna-se possível estabelecer condições para seu uso seguro, reduzindo-se o risco de acidentes que afetem a saúde das pessoas, a segurança e o meio ambiente.

Podemos considerar que a demanda pelo GHS surgiu durante a RIO 92 [Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro] no capítulo 19 da Agenda 21 que previa a harmonização da classificação e da rotulagem de produtos químicos. Além disso, a Convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil em 1988 pelo Decreto 2657, já previa a existência de um critério de classificação de perigo, bem como um padrão de rotulagem e de ficha de dados de segurança (que era o termo usado para a Fispq na época).

Assim, podemos considerar que o GHS, neste primeiro momento, será aplicável a todos os produtos químicos de setores ainda não regulamentados por lei, no tocante à classificação e rotulagem. Espera-se, porém, que os setores que já possuem leis específicas para classificação e rotulagem, como os defensivos agrícolas, no futuro também mi- grem para os critérios do GHS.

Além das normas da ABNT recém-publicadas, existe uma iniciativa estatal no sentido de implementar o GHS no Brasil a partir da formação do Grupo de Trabalho Interministerial denominado GT-GHS-Brasil. Este GT tem a importante função de mobilizar o Governo Federal no sentido de declarar formalmente a adoção do GHS pelo Brasil e também os diversos ministérios para introduzirem os princípios e as bases do sistema internacional no escopo de trabalho regulador e fiscalizador.

Feito isto, diversos pontos listados no Livro Púrpura (manual oficial da ONU para o GHS, disponível no site www.unece.org/trans/danger/publi/ghs/ghs_rev03/03files_e.html) e previstos nas normas da ABNT poderão passar a ser exigidos de forma mais contundente e explícita pelas autoridades reguladoras de cada tipo de produto.

As empresas têm importante papel neste processo uma vez que serão as principais geradoras de informações para o sistema. Portanto, é preciso que elas se mobilizem no sentido de realizar algumas tarefas fundamentais.

Todos os fabricantes de produtos químicos de setores ainda não regulamentados, ou seja, a maioria deles, precisam conhecer a norma de sistema de classificação de perigo (NBR 14725-2) para que possam iniciar o processo de classificação de seus produtos, sejam eles substâncias puras ou misturas. A norma define critérios que podem ser utilizados para que não seja necessária a realização de testes, partindo-se da classificação disponíveis dos ingredientes da mistura e de princípios de analogia. Esta é a etapa fundamental do trabalho, pois será a partir da classificação, ou seja, da definição dos perigos associados aos produtos, que serão estabelecidas as condições de comunicação de risco que se dá pelo rótulo e pela Fispq.

Em seguida é necessário fazer a revisão da Fispq para que sejam alterados os campos impactados pela nova classificação do produto. A norma atual da Fispq (NBR 14725-4) foi adaptada para as exigências do GHS e, com isso, existem modificações também em relação à forma do documento, como a alteração na ordem dos campos “Identi- ficação de Perigos” e “Composição e informação sobre os ingredientes”, estabelecidas pelo grupo da ONU. É importante ressaltar que esta norma não exige a revisão imediata de todas as Fispqs apenas por motivos relativos à forma, uma vez que as fichas elaboradas de acordo com a norma anterior, que baseava-se exclusivamente na ISO 11.014, continuam válidas desde que não haja alteração no seu conteúdo.

Por fim, deve-se elaborar o rótulo do produto, seguindo-se os critérios estabelecidos pela NBR 14725-3 sobre rotulagem. Nesta norma estão apresentados os pictogramas utilizados pelo GHS, bem como as palavras de advertência (“cuidado” e “atenção”) e as frases de perigo e de precaução. A partir da classificação do produto é possível identificar diretamente os pictogramas, as palavras de advertência e as frases de perigo a serem utilizadas que estão associadas em tabelas específicas. As frases de precaução, entretanto, são de texto livre e compreendem informações sobre: perigo físico, modos de evitar potencial uso indevido do produto e ex-posição à saúde, medidas nos casos de acidentes com o produto e quanto à proteção ambiental, e cuidados apropriados na destinação.

É importante também ressaltar que o GHS é plenamente compatível com a regulamentação da ONU para o transporte de produtos perigosos, de tal forma que este não será impactado pelo novo sistema, pelo menos neste primeiro momento.

A Abiquim [e entidades como o CRQ-IV] tem promovido treinamento sobre o GHS e é importante que as empresas capacitem os seus funcionários para este trabalho. O conhecimento profundo da composição dos produtos e dos padrões estabelecidos pela ABNT são fundamentais para que o uso seguro do produto possa ser promovido.
Em breve, irá estabelecer-se um efeito cascata em que os fabricantes solicitarão aos fornecedores informações sobre a classificação de suas matérias-primas, de tal forma que será criada uma cadeia de informação sobre os perigos dos produtos.

Sem dúvida, a publicação da NBR 14725 coroou o trabalho do Comitê de Química (CB-10) da ABNT e do setor como um todo, uma vez que há vários anos especialistas de diversas áreas vinham se reunindo mensalmente para debater o GHS e delinear os contornos de sua execução. Mas este marco é apenas o início de um trabalho que necessita da participação de todos.

A comissão de estudos também preparou um projeto de norma para rotulagem e elaboração da ficha de dados de segurança de resíduos que visam a atender aos requisitos da Convenção OIT 170, que exige tratamento idêntico a ser dispensado a produtos e seus resíduos. Trata-se de mais um desafio e é importante que todos enviem comentários durante a consulta nacional para o aprimoramento do projeto de norma [até o fechamento desta edição o início da consulta nacional não havia sido definido].

Além disso, o grupo está iniciando o trabalho de atualização da NBR 14725, buscando adequá-la à terceira edição do Livro Púrpura, publicado recentemente pela ONU. Não são esperadas mudanças radicais em relação à norma atual, mas é muito importante que acompanhemos o que está sendo estabelecido no âmbito mundial para que o Brasil permaneça na vanguarda desse movimento.

Concluindo, é fundamental ressaltar que o objetivo final deste processo só será alcançado com o envolvimento de todos os elos da cadeia de usuários. A mobilização imediata de todos é urgente para que as etapas apresentadas neste texto possam ser realizadas com tranquilidade e correção. Há muito a ser feito e o tempo passa depressa.


 

Geraldo André T. Fontoura é Químico Industrial, além de possuir licenciatura e bacharelado em Química. Professor universitário em cursos de pós-graduação e trabalhando há mais de 20 anos na área ambiental da Bayer, no Rio de Janeiro, ele é Coordenador da Comissão de Estudos de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente relacionadas a produtos químicos da ABNT. Contatos podem ser feitos pelo e-mail geraldo.fontoura@bayer.com.br

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região