Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2001 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Norma regula transporte de produtos químicos


A partir de 28 de janeiro, o transporte de produtos químicos somente poderá ser feito se estiver acompanhado da Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FIS PQ), documento que em alguns países é chamado de Material Safety Data Sheet - MSDS. A fiscalização será feita pelo Ministério do Trabalho, ficando as empresas que não respeitarem a exigência sujeitas às sanções previstas no Decreto 2657/98 e no Código de Defesa do Consumidor, artigos 17 e 39, inciso VIII.
 
O detalhamento do conteúdo da FISPQ está definido na norma NBR 14725, produzida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (AB NT). A norma contém informações sobre vários aspectos de substâncias ou preparados quanto à proteção, segurança, saúde e ao meio ambiente. A ficha também fornece dados básicos sobre os produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. Entre outros dados, a norma define que a FISPQ deve conter: identificação do produto e da empresa fornecedora, propriedades físico-químicas, toxicologia, estabilidade e reatividade.
 
Empresas interessadas na aquisição da norma devem entrar em contato diretamente com a ABNT, tel. (0xx11) 3016-7070 ou pelo endereço www.abntdigital.com.br. O documento também está disponível para consulta gratuita na Biblioteca do Conselho. Informações podem ser obtidas pelo tel. (0xx11) 3106-8041 ou pelo e-mail biblioteca@crq4.org.br . 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região