Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2004 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Conselho promove supercurso de Boas Práticas


A partir do dia 17 de abril, terá início na sede do CRQ-IV o "Curso de Especialização em Boas Práticas na Indústria Farmacêutica". Elaborado por profissionais da química com larga experiência na área, o curso foi planejado por cerca de quatro meses até que se chegasse a um conteúdo abrangente, objetivo e inédito. Na definição de seus responsáveis, será "um curso da indústria para a indústria".

A idéia de montar um treinamento com essas características nasceu durante os trabalhos da comissão formada ano passado com o objetivo de barrar as arbitrariedades presentes na Resolução 387, do Conselho Federal de Farmácia. O CRQ-IV, desde o início, apoiou o projeto e imediatamente disponibilizou sua infra-estrutura para facilitar sua viabilização. Apesar do curso ser voltado a quem já atua na área, poderão participar estudantes e profissionais que desejam trabalhar na indústria farmacêutica.

O curso está dividido em seis módulos, com cargas horárias de 16 e 48 horas. Coordenado por Adriana Barbosa da Silva, o primeiro módulo chama-se "Gerenciamento e Garantia da Qualidade". Com 16 horas de duração, abordará, entre outros, os seguintes temas: Garantia da Qualidade, POP, Qualificação de Pessoal e Treinamento, Investigação de Falhas, Desvios, Reprocesso e Retrabalho.

Supervisora de Projetos e Pesquisadora do Departamento de P& D do Grupo EMS Sigma Pharma, Adriana Barbosa da Silva possui bacharelado e licenciatura em Química e pós-graduação em Gestão da Qualidade. Auditora Líder ISO 9000:2000 e atuando há 13 anos na indústria, possui experiência nas áreas de implantação, coordenação e gerenciamento do sistema da qualidade, desenvolvimento de embalagens e controle da qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos. O módulo também terá como instrutores o Químico Industrial Márcio Reis de Freitas e a Engenheira Química Evelise Godoy Rodrigues. Freitas possui certificação de Black Belt em 6 Sigma e está cursando MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Atua há 12 anos no setor, ocupando atualmente o cargo de coordenador do grupo de Garantia de Qualidade da área de formas farmacêuticas líquidas da Aventis Pharma. Também funcionária da Aventis, onde coordena a área de Sistemas de Qualidade e Assuntos Regulatórios, Evelise Rodrigues trabalha há oito anos na indústria. Cursa MBA em Gestão e Desenv. de Prod. na USP-POLI.

Por se tratar de um curso que prevê a entrega de amplo material didático e oferecimento de coffee-breaks, foram definidas taxas de inscrição destinadas a cobrir custos. Para os módulos de 16 horas, o investimento será de R$ 300,00, que poderão ser pagos em duas parcelas. Para os módulos de 48 horas, a taxa será de R$ 700,00, parcelados em até três vezes sem acréscimos. Os valores são válidos para profissionais e estudantes em situação regular no CRQ-IV. Inscrições para mais de um módulo proporcionarão descontos progressivos de 10% a 30%, concedidos a partir do segundo módulo. Cada módulo terá, no máximo, 30 alunos. Caso o total de inscritos supere aquele número, será feita uma seleção dos candidatos.

Dentro do princípio da multidisciplinaridade que deve ser preservado nesse segmento da indústria química, também serão aceitas inscrições de profissionais de outras áreas, cuja atuação no setor esteja regulamentada em lei. Para esse grupo, porém, haverá um acréscimo de 20% nas taxas de inscrição.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Para isso, clique aqui. Após o envio da inscrição, o CRQ-IV manterá contato para o acerto de detalhes.

Interessados que desejarem primeiro obter outras informações devem clique aqui, abaixo, e preencher o formulário.

Não haverá atendimento telefônico para a realização de inscrições ou esclarecimentos de dúvidas. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região