Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Morre o presidente do CRQ-IV


Vítima de problemas respiratórios, o químico industrial e presidente do CRQ-IV, Olavo de Queiroz Guimarães Filho, morreu dia 27 de dezembro, em São Paulo, aos 89 anos de idade. Seu corpo foi velado na sede do Conselho e sepultado, no dia seguinte, no cemitério Gethsêmani, também na Capital paulista. Para substituí-lo, foi eleito, em sessão extraordinária, ocorrida em 13 de janeiro, o conselheiro Manlio Deodócio de Augustinis, que ocupava a direção executiva da entidade. Ele permanecerá no cargo até 31/07/2005, quando se encerraria o mandato de Guimarães Filho.

Integrante do CRQ-IV desde 1963, o ex-presidente passou pelos cargos de tesoureiro e vice-presidente em várias gestões até ser eleito presidente, em 1981. Nos mais de 20 anos em que comandou o CRQ-IV e apoiado na vastíssima experiência acumulada em mais de três décadas na direção de importantes empresas químicas do setor privado, implementou grandes modificações visando a modernização da entidade e o fortalecimento técnico dos profissionais e empresas do setor.

Sua obra material de maior visibilidade foi a construção da nova sede do Conselho. Já com a saúde abalada, Guimarães Filho não pôde comparecer à inauguração oficial do prédio que leva o seu nome, em setembro de 2002. Mas mesmo enfrentando as dificuldades físicas, ele comparecia com freqüência à sede para participar das reuniões do Plenário do CRQ-IV e para verificar o andamento da administração da entidade.

O prédio era um de seus grandes orgulhos, pois desde o início cumpriu com os objetivos para os quais foi idealizado: servir como um ponto de referência para o setor. Apesar de ter sido inaugurado há pouco tempo, suas instalações já abrigaram eventos nacionais e internacionais de grande relevância para a indústria, seus gestores e profissionais. A beleza e funcionalidade do edifício também vêm sendo reconhecidas por entidades ligadas ao setor da construção civil. Nos últimos seis meses, a Associação Brasileira da Construção Metálica e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura conferiram prêmios ao edifício.

Mais do que um órgão de fiscalização, Guimarães Filho sempre se preocupou em fazer do CRQ-IV uma entidade de apoio para a área química. A montagem de um sistema eficiente de fiscalização que primeiro busca orientar profissionais e empresas a respeito das exigências legais para só então, quando necessário, punir os infratores foi um dos diferenciais de sua gestão.

A prestação de assessoria às instituições de ensino no sentido de fornecer subsídios que as auxiliassem na montagem de novos cursos de formação profissional, a criação dos plantões de atendimento nas escolas para atender aos profissionais e empresas do interior paulista e do Mato Grosso do Sul – estados sob a jurisdição do CRQ-IV –, e o cadastramento de estudantes para que estes começassem desde cedo a se inteirar das atividades do Conselho foram outros marcos de sua administração.

O Informativo CRQ-IV,
principal veículo de comunicação da entidade, foi criado durante a gestão de Guimarães Filho e hoje está entre as publicações da área química de maior tiragem do País. Seus mais de 60 mil exemplares são distribuídos gratuitamente a todos os profissionais, empresas, escolas e estudantes vinculados ao Conselho. Atento à constante evolução tecnológica, o ex-presidente apoiou a criação do site oficial do Conselho que, além de também ser um veículo de comunicação, constitui-se numa ferramenta que agiliza o contato com a entidade. O site recebe mais de 25 mil visitas mensais e vem contribuindo para reduzir significativamente o número de atendimentos telefônicos e despesas do Conselho com, por exemplo, a produção e envio de formulários, publicações, legislações etc.

Formação

A qualidade da formação dos profissionais da química era outra preocupação constante do presidente falecido. Apesar da legislação não prever a interferência direta dos CRQs na metodologia educacional, em 2001 Guimarães Filho tomou uma atitude ousada ao não permitir o registro profissional de estudantes que conseguissem seus diplomas à cus- ta de recursos ao Conselho Estadual de Educação (CEE). A medida foi adotada em resposta à decisão do CEE de São Paulo, que havia anulado o ato de professores de um curso Técnico em Química que reprovaram um de seus alunos.

A criação do Ciclo de Palestras foi outra iniciativa do CRQ-IV durante sua gestão destinada a reforçar a capacitação profissional. Lançado em 1998, o ciclo ofereceu cerca de 200 palestras desde então, das quais participaram quase seis mil profissionais e estudantes. Também sob a orientação de Guimarães Filho, foram firmados convênios que possibilitaram a participação de profissionais e estudantes em cursos por preços reduzidos, e, gratuitamente, em feiras, seminários e congressos.

A criação do Centro de Documentação e Informação Miguel Romeu Cuoculo, mais conhecido como a Biblioteca do CRQ-IV e que completa dez anos em 2004, integra a lista de iniciativas destinadas a apoiar o aprimoramento profissional. Com a inauguração da nova sede, a biblioteca – que hoje possui quase três mil obras técnicas –, teve sua área ampliada e há projeto de que passe a contar com computadores para permitir aos usuários fazerem pesquisas on-line.

Guimarães Filho sempre acreditou que o esforço profissional merecia ser estimulado e reconhecido. Por essa razão, apoiou a criação de dois concursos que hoje estão entre os mais importantes da área química e que, juntos, distribuem anualmente R$ 60 mil livres de impostos, certificados e um troféu. O Prêmio Fritz Feigl é oferecido aos profissionais que se destacam nas atividades exercidas na indústria ou no setor educacional/pesquisa. O Prêmio CRQ-IV é disputado por estudantes, cabendo ainda premiação aos professores e/ou profissionais que orientarem os trabalhos vencedores. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região