Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cartas - Sua participação no Informativo


Para manifestar suas opiniões a respeito de assuntos
relacionados à química, envie seus e-mail para comunica@crq4.org.br.
Os textos poderão ser reduzidos para se adequarem ao espaço disponível.

Redonda? – Os profissionais Adilson Lima Marques e Ivan dos Santos escreveram para protestar contra a propaganda de uma cervejaria, veiculada em dezembro, que colocava a Química entre as "coisas" consideradas "quadradas". Ambos perguntavam a opinião do Conselho sobre o assunto.

O CRQ-IV concorda que a propaganda pôde ser considerada ofensiva para alguns. Porém, entende que há determinadas situações em que é preciso ser tolerante para que uma eventual reação não seja entendida como radicalismo. Ao conferir uma classificação desairosa para a "Química", os autores da propaganda e aqueles que a aprovaram talvez tenham desejado ser engraçadinhos, mas acabaram demonstrando sua ignorância em relação ao processo produtivo da cerveja. Esqueceram-se que a bebida tão apreciada em nosso País simplesmente não existiria se não houvesse química e, mais, se não houvesse quem gostasse de fazer química. Um protesto formal poderia ser feito, mas seus efeitos seriam praticamente nulos. Melhores resultados teremos se as pessoas que tenham sido atingidas demonstrem sua insatisfação de uma maneira bem mais efetiva, ou seja, deixando de consumir o produto. Afinal de contas, uma empresa que trata com desdém a ciência que permitiu o seu surgimento talvez não faça uma cerveja tão "redonda" quanto insiste em propagar.

Bolsa - Estou cadastrado há algum tempo na bolsa de emprego e até agora não recebi sequer um e-mail de qualquer empresa. Aliás, nunca apareceu a vaga que procuro.
 
Fernando Martins Cyrilo

A participação na Bolsa não é garantia de obtenção de emprego ou estágio. Lembramos que, assim como você, há centenas de pessoas em busca de uma oportunidade e o número de vagas na indústria química continua pequeno.

Estudante - Inicio este e-mail parabenizando vocês pelo Informativo. Como estudante, gostaria de pedir para que pensassem em alguma seção para nós. Gostaria também de pedir que me enviassem alguns dos adesivos.
 
Mateus Lucas Nardi

Agradecemos e informamos que a sua sugestão será avaliada. Quantos aos adesivos, no momento os estudantes só poderão retirá-lo em nossa sede ou com os fiscais, durante os plantões realizados nas escolas do Interior. Os profissionais registrados estão recebendo o adesivo juntamente com esta edição.

Quimifarma - É hilário, assim como na mesma proporção, perguntarmos se a água é um produto químico ou farmacêutico? Se for um produto farmacêutico, quem controlaria a água, uma vez que a mesma é composta por Hidrogênio e Oxigênio, elementos sabidamente químicos, ou ainda resta alguma dúvida? Pergunto: há produtos farmacêuticos que não utilizem elementos químicos em sua composição? Se houver, me avisem, assim freqüentarei a escola de "Quimifarma"! Deixando o aspecto irônico de lado, recebi um e-mail de uma estudante de farmácia, cujo conteúdo relato agora, preservando os dados da remetente:

"Sou estudante de farmácia da UFRJ e gostaria de ter informações sobre desodorante, as diferenças entre roll-on e spray.... Se puderem me indicar algum site que seja sobre o assunto ficarei grata".

Como se vê, senhores, a aluna esbarra no aspecto "físico material" da questão.
 
Walter Chilomer
editor do site cosmeticnow

Sinistro - Acredito que tenha havido uma presença marcante de farmacêuticos responsáveis por farmácias e drogarias nos preparativos desta sinistra Resolução n.º 387. Pena que esta presença não ocorra durante a jornada de trabalho diária das farmácias de São Paulo e de outros estados, que deveriam contar pelo menos com um farmacêutico responsável para esclarecer dúvidas e orientar os consumidores. Enquanto isso, somos obrigados a conviver com a resolução do CRF que ameaça os empregos dos químicos da industria farmacêutica e com outros projetos. Se isto não for legislar em causa própria, o que seria então?

Donato Talassi Jr.

Matéria veiculada dia 18/01/04 pelo programa Fantástico, da TV Globo, focou justamente a distorção levantada por Talassi Jr. Feita no Rio de Janeiro, a reportagem percorreu cinco farmácias duas vezes e em apenas uma delas encontrou o farmacêutico responsável. Entrevistado, o presidente do CRF-RJ limitou-se a sugerir que a fiscalização era deficitária, pois a entidade mantinha apenas seis fiscais para cuidar de todo o Estado. Até o fechamento desta edição, a citada reportagem estava disponível no site do Fantástico.

Preconceito - Acredito que a Resolução 387 criou uma relação injusta e preconceituosa entre químicos e farmacêuticos. Os dois profissionais se completam e por isso podem e devem trabalhar lado a lado em vários setores. Fica aqui o protesto de quem atua há 23 anos na área de cosméticos e que nesse período teve o orgulho de conviver com gente de muito talento, independentemente da formação que essas pessoas possuíam.
 
Marília Filardi Peixoto 

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região