Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Justiça dispensa empresa de registro no CREA-SP


A 25ª Vara Federal de São Paulo proferiu decisão em favor do CRQ-IV na ação ordinária movida pela empresa Retengax Vedações Técnicas Ltda. contra o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA-SP. Na ação, o CRQ-IV atuou como assistente da empresa, auxiliando-a no processo. A indústria, que fabrica artefatos de borracha, estava sendo compelida pelo CREA-SP a se registrar em seus quadros, mas já possuía, desde 1991, registro no CRQ-IV, mantendo Profissional da Química como Responsável Técnico.

Por meio da prova técnica juntada aos autos pela empresa e pelo CRQ-IV, foram demonstradas as características químicas da atividade explorada pela indústria, as quais foram comprovadas pela perícia judicial. Esta confirmou que a competência para a fiscalização e o registro da empresa é exclusiva do CRQ-IV, como já vinha sendo feito, afastando assim, a possibilidade de exigência de registro pelo CREA-SP. Com base nas provas o Juízo da 25ª Vara Federal de São Paulo julgou a ação procedente, acolhendo o pedido da empresa para declarar a incompetência do CREA-SP, uma vez que se encontrava previamente inscrita no CRQ-IV, em observância à legislação dos químicos. Clique aqui para obter cópia da sentença.

Se sua empresa é registrada no CRQ-IV e está sendo indevidamente pressionada a manter registro em outro órgão de fiscalização do exercício profissional, entre em contato com a Gerência Jurídica para solicitar instruções sobre como proceder. O e-mail é juridico@crq4.org.br .

Apostila - Para fornecer subsídios às empresas da área química pressionadas indevidamente pelo CREA-SP a se registrar na entidade, a Gerência Jurídica do CRQ-IV elaborou uma apostila intitulada "Defenda sua empresa". Além de explicar os procedimentos a serem tomados, a publicação contém legislação e pareceres de juristas. Quando necessário, também é fornecida jurisprudência sobre o assunto. Gratuita, a apostila pode ser solicitada pelo telefone (11) 3061-6021 ou pelo e-mail juridico@crq4.org.br



 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região