Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

SBQ discutiu a graduação e pós em encontros no CRQ-IV


A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) promoveu dois
encontros na sede do CRQ-IV para discutir o ensino dessa ciência.
O Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação
aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, enquanto VII Workshop de Pós-Graduação em Química ocorreu dias 8 e 9 de novembro.
Veja os detalhes abaixo.


Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação - Esta foi a terceira vez que o CRQ-IV sediou o Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química, que até o ano passado se chamava Encontro Nacional. Cerca de 50 professores vindos principalmente das regiões Sul e Sudeste participaram do evento deste ano.

O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou da abertura e apresentou o Projeto Selo de Qualidade para cursos técnicos da área química, que começará a receber inscrições de escolas interessadas em fevereiro de 2008. A intenção do Conselho é estender o projeto ao nível superior, estimulando assim a busca pela qualidade também na graduação, disse Augustinis.

Durante o encontro, o empreendedorismo e seu ensino na universidade foi um dos temas mais debatidos, inclusive com palestras oferecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) e pelo Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). Na sessão plenária do final do encontro, conclui-se que as universidades deveriam procurar o Sebrae de seus estados para firmar parcerias destinadas a capacitar professores para o ensino do empreendedorismo, disse o professor César Zucco, da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do evento.

A quarta edição do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química já está agendada para os dias 13 e 14 de outubro de 2008, também na sede do CRQ-IV.

VII Workshop de Pós-graduação - Aproximadamente 24% dos programas de pós-graduação em Química do País que participaram de um levantamento feito pela professora Solange Cadore, da Universidade Estadual de Campinas/SP (Unicamp), apontam a falta de equipamentos como a maior limitação de seus cursos. Além disso, 54% deles têm instrumentos que necessitam de manutenção urgente.

Na palestra de abertura do Workshop de Pós-graduação em Química, Cadore advertiu que o problema da infra-estrutura é geral, atingindo tanto os cursos novos como os já consolidados. Representantes de 48 dos 58 programas de pós-graduação brasileiros da área responderam os questionários enviados.

Por isso, a partir do evento realizado, será elaborada uma carta solicitando a criação e ampliação de programas e linhas de financiamento para manutenção, conserto e compra de equipamentos. O documento será encaminhado a órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e fundações estaduais de amparo à pesquisa. Na carta, a SBQ pretende apresentar diretrizes de como devem ser os editais de lançamento desses programas.

Os participantes também discutiram outra maneira de minimizar o problema da falta de equipamentos das universidades: o estimulo à mobilidade dos alunos. Por meio desse recurso, um estudante que não dispõe de um equipamento na instituição à qual está vinculado pode passar um período em outra escola para fazer os experimentos que precisa. Para tanto, será necessária a ampliação dos programas que financiam essa transferência temporária.

Cerca de 60 professores, vindos das cinco regiões do País, participaram do workshop, cuja oitava edição, ainda sem data definida, será realizada em Ribeirão Preto (SP). No evento, foi lançada a edição da Revista Química Nova que comemora os 30 anos da SBQ.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região