Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Araçatuba terá unidade da Fatec com cursos na área química


Em cerimônia realizada dia 16 março, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o presidente da UDOP - Usinas e Destilarias do Oeste Paulista, Luiz Guilherme Zancaner, e o prefeito de Araçatuba, Jorge Maluly Netto, assinaram o “Termo de cooperação técnico educacional”, primeiro passo do processo que culminará com a instalação, ainda este ano, de uma unidade da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e de uma Escola Técnica Estadual (ETE) naquela região.

A assinatura do documento ocorreu durante a Feicana/FeiBio 2006 – Feira de Negócios do Setor de Energia, organizada pela UDOP e da qual o CRQ-IV participou. A instalação dessas duas unidades de ensino era um antigo pleito da região, que se destaca pela forte produção de açúcar e álcool.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu menos de um mês depois que o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, enviou carta ao então governador Geraldo Alckmin, manifestando o apoio do Conselho à instalação das duas unidades educacionais. O ato do Conselho, aliás, foi noticiado pela UDOP em site (clique aqui para ver).

No documento enviado, Augustinis salientou que há anos o Conselho tem desenvolvido um trabalho de conscientização para mostrar aos usineiros o quanto profissionais da área química podem contribuir para a melhoria e modernização dos processos produtivos. Entre os vários resultados positivos dessa atuação está a sólida parceria firmada com o setor sucroalcooleiro do Oeste Paulista, que resultou na profissionalização da produção de açúcar e álcool.

Baseado em projeções da própria UDOP, Augustinis informou a Alckmin serem firmes as intenções de investimentos na região. A estimativa, ressaltou o presidente do CRQ-IV, é de que 30 novas usinas sejam instaladas nos próximos quatro anos. Se confirmado esse número, haverá a geração de 16 mil novos empregos, dos quais 1/3 (5,3 mil) serão vagas destinadas a profissionais da química. E para suprir tal necessidade, serão necessárias escolas de excelência para formação desses especialistas.

A criação de novas empresas se dará principalmente pelo aumento da demanda por fontes de energia limpas e renováveis, como o álcool, cujo potencial tem aguçado o interesse de empresas internacionais, inclusive de gigantes das áreas que nada têm a ver com a de energia, como Microsoft e a Google, ambas do setor de informática.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região