Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

TRT determina registro de empresa de tecidos e plásticos no CRQ-IV


Em decisão publicada dia 10 de fevereiro, a Justiça do Trabalho entendeu pela legalidade do registro da empresa Ledervin Indústria e Comércio Ltda. no CRQ-IV. A firma registrou-se em 1996 e posteriormente quis se desvincular pela via judicial. Foi o primeiro caso do gênero discutido no âmbito daquela divisão do Judiciário.

A Ledervin é fabricante de tecidos e laminados plásticos, atividades relacionadas à química, o que exige que seus processos industriais sejam conduzidos por profissionais da área. Tanto é que, em vistoria realizada pelo Serviço de Fiscalização, a qual embasou o processo judicial, o CRQ-IV constatou que a empresa mantinha em seus quadros, na época, 11 profissionais da química.

A empresa alegou em sua defesa que a Lei nº 6.839/80 teria retirado a obrigatoriedade de manter seu registro no CRQ-IV, o que foi classificado apenas como “ilação” pelo juiz Marcos Neves Fava, da 89ª Vara do Trabalho.

O caso foi parar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) porque o juiz federal que o analisava considerou, com base na Emenda Constitucional nº 45/2004, que se tratava de assunto envolvendo relações de trabalho. Por sua vez, o juiz Neves Fava ressaltou em sua sentença a “inegável importância” dos conselhos profissionais, destacando que o exercício da fiscalização por parte do CRQ-IV “milita em favor da higidez e da observação das normas mínimas de proteção ao trabalho dos químicos”.

A Justiça do Trabalho, por força do artigo 1º da Lei nº 2.800/56, que criou os CRQs, acaba sendo a mais especializada para dirimir as controvérsias havidas em aplicação aos dispositivos legais da Seção dos Químicos da CLT, os quais conferem aos CRQs a competência de fiscalizar, disse Cátia Sashida, gerente do Departamento Jurídico do Conselho.

Clique aqui para obter cópia da decisão do TRT.


 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região