Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Professores da rede pública participaram de oficina pedagógica


Repensar o Ensino de Química no ensino médio a partir do estudo das diferentes maneiras como vários livros didáticos tratam o mesmo assunto. Com esse objetivo, a Comissão de Divulgação do CRQ-IV promoveu a oficina pedagógica Livros Didáticos de Química e suas Diferentes Abordagens. O curso teve doze horas de duração e foi realizado dias 29 e 31 de outubro e 7 de novembro, na sede do Conselho, sob a coordenação dos professores Luciana Lellis e Silvio Miranda Prada, que também integram a Comissão de Ensino Superior da entidade. Foram convidados professores da rede pública, vinculados a três Diretorias de Ensino: Norte 1, 2 e Centro, todas da cidade de São Paulo.

Durante os encontros, os participantes puderam rever e discutir os principais tópicos do Ensino de Química nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nos debates sobre os obstáculos enfrentados para lecionar a disciplina, eles destacaram a dificuldade dos alunos em associar os conceitos da Química ao seu cotidiano e a conteúdos anteriormente aprendidos.

Uma das professoras que participou do curso foi Milva de Souza Cavalcanti, da Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas. Segundo ela, na rede estadual são poucos os programas de atualização focados nessa área, o que dificulta a superação do preconceito de que a Química é uma disciplina complicada.

Vera Lúcia de Freitas, professora das escolas Silva Jardim e Albino César, disse que valeu a pena relembrar os Parâmetros Curriculares e trocar experiências com os colegas. A partir das discussões, ela pre- tende reforçar em suas aulas a contextualização da Química no cotidiano dos alunos.

A professora Marcia Rossetto da Silva, da escola Veridiana Camacho Carvalho Gomes, disse que, embora conhecesse os livros analisados na oficina, nunca havia tido a oportunidade de estudá-los junto com os colegas.

A Comissão de Divulgação planeja dar continuidade às oficinas pedagógicas em 2008, estendendo o programa, inicialmente, para as demais Diretorias de Ensino da capital. Lellis e Prada estão elaborando um treinamento sobre a preparação de aulas práticas, que em breve será divulgado pelo Informativo.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região