Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comissão promoveu oficina para professores


 
Nos dias 12, 14, 19 e 20 de maio, a Comissão de Divulgação do CRQ-IV promoveu a Oficina Pedagógica "Reflexões sobre a experimentação no ensino de química". Os objetivos foram discutir formas de utilizar experimentos para aprendizagem de conceitos químicos, apresentar novas fontes bibliográficas e fornecer aos participantes subsídios para montagem de um laboratório dentro das normas de segurança.

Vinte e quatro professores da rede pública de ensino se inscreveram, mas apenas 16 compareceram à primeira aula. Nas demais, a freqüência caiu para 13 profissionais em média.

Uma das participantes foi a Bacharel e Licenciada em Química Maria Cláudia dos Santos Pereira, professora da Escola Estadual Zenaide Vilalva de Araújo, na Zona Norte da capital paulista. Em agosto, começará a funcionar um laboratório doado à escola pelo Grupo Gerdau, 14º maior produtor de aço do mundo, o que motivou a professora se inscrever na oficina. "A minha principal preocupação é a segurança", explicou Maria Cláudia, que tem usado como orientação para montagem do novo espaço de ensino o Guia de Laboratório para o Ensino de Química, preparado pela Comissão de Ensino Técnico (clique aqui para baixar uma cópia).

Maria Cláudia avaliou que a introdução dos experimentos em suas aulas facilitará a compreensão dos conceitos químicos por parte alunos e os ajudará a entender como trabalham os profissionais da química. "O aluno pode, através do roteiro do experimento, chegar às suas próprias conclusões", constatou a educadora.

A oficina pedagógica foi ministrada pelos bacharéis e licenciados em química Luciana Léllis e Silvio Miranda Prada. Ambos são membros da Comissão de Divulgação do Conselho e professores do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Unifieo). A aula do dia 14 foi realizada num dos laboratórios daquela instituição, que gentilmente cedeu o espaço para realização da parte prática da oficina. Nas outras datas, os encontros aconteceram na sede do CRQ-IV e utilizaram, além de livros didáticos, pesquisa na internet.

Assuntos relacionados:

Selo de qualidade CRQ-IV

Inscrições para o selo de qualidade começaram em fevereiro de 2008

Escolas se preparam para o Selo de Qualidade

Comissão apresenta guia para montagem de laboratório

Comissão promoveu oficina pedagógica em outubro de 2007 

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região