Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Profissionais participaram de palestra sobre qualidade em tintas


Cerca de 40 profissionais da química participaram da palestra promovida, dia 12 de maio, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), em parceria com o CRQ-IV, para divulgar o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, que integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades. Na abertura do evento, intitulado "A contribuição dos químicos para a melhoria da qualidade das tintas imobiliárias", o presidente-executivo da associação, Dílson Ferreira, disse que esses profissionais são essenciais para o desenvolvimento das tintas. "Sensibilizar os profissionais da química sobre a importância da qualidade e a obrigatoriedade da conformidade técnica é fundamental, por seu envolvimento com a formulação e pela responsabilidade que têm em relação aos produtos", afirmou Ferreira.

A supervisora técnica da Abrafati, a Bacharel em Química Gisele Bonfim, explicou que o objetivo do programa é melhorar a qualidade das tintas oferecidas ao consumidor final. Para tanto, uma das ações do programa ao longo dos anos foi estabelecer normas técnicas para o produto. Antes de seu início, em 2002, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possuía três documentos normatizando o setor. Hoje, são 30.

As empresas participantes têm suas tintas avaliadas trimestralmente, por meio de análises de amostras colhidas nas indústrias ou nas revendas, que verificam se atendem às especificações das normas técnicas. Segundo Gisele, 90% do volume de tintas látex econômicas fabricadas no Brasil já estão em conformidade com as normas. Essas marcas são divulgadas tanto no site da associação quanto no do PBQP-H.

Em julho de 2007, a Abrafati firmou um acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que, desde então, passou a dar preferência aos fornecedores participantes do PSQ. Ainda de acordo com Gisele Bonfim, as indústrias que não participam do PSQ, mas atendem as normas, são obrigadas a apresentar laudos de todos os lotes entregues à CDHU.

Depois das apresentações dos representantes da Abrafati, o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, gerente de fiscalização do CRQ-IV, proferiu uma palestra sobre Responsabilidade Técnica (RT), ressaltando que a garantia da qualidade dos produtos está incluída na função que exercem. "E não basta a indústria ter o RT, mas profissionais da química desenvolvendo qualquer atividade que exija conhecimento na área", explicou.

A empresa não precisa ser filiada à Abrafati para participar do PSQ. Interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo e-mail tecnica@abrafati.com.br ou pelo telefone (011) 3054-1491.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região