Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Profissionais - Plenário decide restabelecer concurso que reconhece carreiras de destaque




Arquivo

   Walter Borzani foi responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1957

O Plenário do CRQ-IV estabeleceu, no dia 18 de setembro, o regulamento para a próxima edição do Prêmio Walter Borzani. As inscrições serão abertas em 1º de novembro e irão até 30 de março de 2018. Clique aqui no botão abaixo para baixar regulamento e a ficha de inscrição. O ganhador receberá um troféu, um certificado e a inscrição de seu nome na Galeria de Vencedores do concurso.

Poderá participar do prêmio o Profissional da Química com expressiva experiência em sua área de atuação e que esteja em situação regular no CRQ-IV. O candidato poderá se inscrever por iniciativa própria ou ser indicado por entidade do setor produtivo, associação ou instituição de ensino e/ou de pesquisa. No julgamento do histórico profissional, será avaliado o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo da carreira, como declarações, entrevistas, publicações e realizações técnicas e/ou científicas, entre outras que tenham proporcionado avanços em prol da Química.

A entrega do Prêmio Walter Borzani ocorrerá durante solenidade alusiva ao Dia do Profissional da Química, comemorado em 18 de junho. A data exata do evento será definida posteriormente pelo Plenário do Conselho.

Histórico – Instituído em 2011 e entregue pela primeira vez dois anos mais tarde, o Prêmio Walter Borzani substituiu o Prêmio Fritz Feigl como a distinção concedida pelo CRQ-IV aos profissionais que, por meio de atuação na indústria ou ensino/pesquisa contribuíram para o desenvolvimento da Química. O primeiro ganhador foi Osvaldo Antonio Serra, professor da USP de Ribeirão Preto. Em 2014, o pesquisador Luiz Carlos Dias, da Unicamp, foi o contemplado. O prêmio não foi outorgado nos dois anos seguintes por não ter sido alcançado o número mínimo de inscritos. O Plenário optou por não promover o concurso em 2017.

O nome do prêmio é uma homenagem ao Engenheiro Químico Walter Borzani. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química e responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1º de agosto de 1957. Eleito conselheiro deste Regional em 1966, prestou serviços à entidade até 1969.

Professor da Poli/USP, FEI e Mauá, concentrou suas pesquisas em biotecnologia industrial. Foi um dos fundadores da Academia de Ciências de São Paulo e integrou a Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.

 






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região