Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
AIQ-2011
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Código de Ética
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Estatísticas
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Minicursos
Noticiário
Perfil
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 
Galeria de Vencedores do Prêmio Walter Borzani - Conselho Regional de Química - IV Região

Galeria de Vencedores do Prêmio Walter Borzani 

 


Concedido a partir de 2013, o Prêmio Walter Borzani é uma iniciativa do Conselho Regional de Química - IV Região destinada a homenagear profissionais da química com destaque em suas áreas de atuação e que, em função disso, contribuíram para o fortalecimento da profissão e para o desenvolvimento da Química. O prêmio é um concurso público do qual podem participar profissionais de Nível Médio e Superior e que sejam indicados por uma entidade. Também é necessário que o participante esteja em situação regular no CRQ-IV. O ganhador recebe um certificado, uma medalha e terá seu nome inscrito nesta galeria.

Criado para substituir o Prêmio Fritz Feigl, o novo concurso é uma homenagem ao Engenheiro Químico Walter Borzani. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química (CFQ) e responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1º de agosto de 1957. Eleito conselheiro deste Regional em 1966, prestou serviços à entidade até 1969. Borzani dedicou-se principalmente à pesquisa e ao magistério. Foi professor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Escola Politécnica da USP. Concentrou suas pesquisas em biotecnologia industrial. Está entre os fundadores da Academia de Ciências de São Paulo e foi membro da Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.



2015

O prêmio não foi conferido em razão de não ter havido número mínimo de inscritos.


 

2014 - Luiz Carlos Dias


Coordenador do grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar), que desenvolveu um processo mais barato de produção da atorvastatina, princípio ativo do Lípitor, medicamento de uso contínuo para controle do colesterol mais vendido do mundo, o professor Luiz Carlos Dias, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi o vencedor da edição 2014 do Prêmio Walter Borzani.

Graduado em Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Dias possui Doutorado em Química (Unicamp, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É professor titular do Instituto de Química da Unicamp e pesquisador do CNPq.

Fonte: Informativo CRQ-IV - Maio/Junho de 2014



2013 -
Osvaldo Antonio Serra


Um dos principais nomes na área de pesquisa e difusão das Terras-Raras no Brasil, o professor Osvaldo Antonio Serra, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP - Ribeirão Preto, foi o ganhador da primeira edição do Prêmio Walter Borzani, promovido pelo CRQ-IV.

Serra dedicou mais de 50, de seus 73 anos de vida, à Química. A paixão pela ciência, segundo suas palavras, se deu quando ainda estava no Colegial, atual Nível Médio. Ingressou na FFCL da USP, quando a instituição ficava na Alameda Glete, no bairro paulistano de Santa Cecília, em 1959, depois de ter sido aprovado em primeiro lugar no vestibular. Fundou e presidiu por duas vezes o Centro de Estudos Heinrich Rhein­boldt, homenagem ao professor alemão que, convidado pelo governo de São Paulo, criou o curso de Ciências Químicas da USP.

Fonte: Informativo CRQ-IV - Maio/Junho de 2013

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região