Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2016 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Divulgação - Ações para estudantes mostram a presença da Química no cotidiano


Divulgação
Os graduandos Daniel Arisa e Mariana Selvaggio

Com a presença de 90 alunos de graduação e pós-graduação, o Núcleo Alquimia apresentou no dia 3 de maio, no anfiteatro do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, o seminário A Química do Café. O evento integra o rol de atividades do grupo, que já foi objeto de matéria deste Informativo em 2012.

Apresentado pelos graduandos Daniel Arisa e Mariana Selvaggio, o seminário objetivou mostrar todas as reações envolvidas desde o plantio do café até seus efeitos no organismo. Questões como o vício em cafeína e a importância das quantidades de carboidratos e proteínas contidas no produto, entre outras, foram abordadas de forma a facilitar a compreensão por parte do público.

O Núcleo Alquimia, projeto de extensão universitária do IQ-Unesp criado em 1988, atua em várias frentes para divulgar a Química de forma descontraída e atrativa: além de apresentações teatrais, promove seminários, oficinas e workshops. Também possui um canal no YouTube e uma página no Facebook. Atualmente, o grupo é coordenado pelo professor Rodrigo Fernando Costa Marques, com a colaboração dos docentes Denis Martins de Godoi e Érica Regina Filletti Nascimento. Vinte alunos participam na condição de bolsistas ou voluntários. Mais informações em http://bit.ly/27SoEWc.

Letícia Longo

Lúcia Helena Mascaro Sales, coordenadora de Educação e Difusão de Conhecimento do CERSusChem

UFSCAR – Entre os dias 9 e 11 de maio, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu crianças da rede de ensino da cidade e região no Circo da Ciência. Em sua 13ª edição, o evento promovido pelo Departamento de Química da universidade, em parceria com o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica e diversos Programas de Educação Tutorial, se propôs a divulgar a ciência de maneira acessível, por meio de observações astronômicas, atividades culturais e experimentos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. E o Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem), coordenado pela UFSCar, participou do evento e mostrou ao público o quanto a Química está presente no cotidiano de todos.

Uma equipe formada por pós-graduandos e pós-doutorandos, coordenados pela professora Lúcia Helena Mascaro Sales, coordenadora de Educação e Difusão de Conhecimento do CERSus Chem, recebeu os participantes, que interagiram com alguns experimentos relacionados à área de Química Verde. Um deles foi a célula fotovoltaica feita com amora. Essas células captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Como o sol é considerado uma fonte de energia limpa, sustentável e inesgotável, as células fotovoltaicas oferecem uma alternativa com baixo impacto ambiental e grande potencial de produção de energia renovável. Foi apresentada aos alunos uma forma de produzir células fotovoltaicas sensibilizadas com suco de amora. A luz do sol que o corante da amora absorve é usada para produzir corrente elétrica.

Outro experimento foi o de produção de combustível hidrogênio a partir da água. A energia é essencial para promover desenvolvimento econômico, social e cultural. Assim, o aumento da poluição, as limitações nas reservas de combustíveis fósseis, a crise do petróleo e a ausência de regulamentação no setor de distribuição de energia são preocupações cada vez maiores do Homem. Nesse contexto, atualmente existe uma crescente busca por combustíveis alternativos e o hidrogênio é um forte candidato para fornecer energia limpa. Esse gás pode ser obtido por diferentes métodos, destacando-se a eletrólise da água. Nesse processo, são produzidos os gases hidrogênio e oxigênio, que podem ser utilizados nas células a combustível. O hidrogênio é considerado o combustível do futuro.

Por fim, também foi apresentado o tratamento de efluentes com corantes. Um dos grandes problemas atuais da sociedade é a poluição ambiental, especialmente a poluição da água. Diversos métodos são utilizados para o tratamento da água e efluentes. Entretanto, alguns poluentes apresentam alta resistência e não são degradados pelos processos convencionais. Nesse sentido, uma das tecnologias em desenvolvimento é o processo Fotofenton para degradar esses poluentes. A partir desse processo, é possível remover a cor de corantes têxteis, minimizando o impacto ambiental. No experimento realizado no evento, foi observada a remoção da cor de um corante azul após 10 minutos de reação sob radiação.

O CERSusChem é uma iniciativa de docentes do Departamento de Química da UFSCar, e conta com 18 pesquisadores da instituição, e da Unesp, USP, Unicamp e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região