Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Professor da Unicamp ganha o Prêmio Walter Borzani

Coordenador do grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar) que desenvolveu um processo mais barato de produção da atorvastatina, princípio ativo do Lípitor, medicamento de uso contínuo para controle do colesterol mais vendido do mundo, o professor Luiz Carlos Dias, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é o vencedor da edição 2014 do Prêmio Walter Borzani.

Promovido pelo CRQ-IV, o concurso destina-se a reconhecer profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento da Química. Podem participar profissionais de Nível Médio e Superior em situação regular no Conselho e que sejam indicados por uma entidade. A entrega do Prêmio Walter Borzani ocorrerá no dia 7 de junho, na sede do Conselho, durante cerimônia que comemorará o Dia do Profissional Química. Na oportunidade também serão premiados os estudantes e professores vencedores da edição deste ano do Prêmio CRQ-IV.

Nascido no Balneário Camboriú (SC) e graduado em Licenciatura pela universidade federal daquele estado, Dias possui Doutorado em Química (Unicamp, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É professor titutar do Instituto de Química da Unicamp e pesquisador do CNPq.
 
Tem 90 publicações em periódicos de elevado fator de impacto, um capítulo de livro e duas patentes. Ministrou 124 conferências (95 nacionais, 29 internacionais), tem 94 textos/entrevistas veiculados em jornais, revistas, rádio e TV e escreveu onze editoriais nos periódicos Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) e na revista Química Nova.

Em 2008, seu laboratório foi credenciado pela Organização Mundial da Saúde como Centro de Referência Mundial para síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas. É colaborador da Medicines for Malaria Venture (MMV) e da Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi),entidades internacionais dedicadas a desenvolver medicamentos para combater doenças negligenciadas.
 
Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Dias foi secretário-geral no período de 2000 a 2004, presidiu as comissões organizadoras de quatro reuniões anuais e editou o Boletim Eletrônico de 2000 a 2006. Também integrou o Conselho Consultivo de 2006-2008 e foi editor do JBCS.
 
O ganhador do Prêmio Walter Borzani também integrou comissões organizadoras e científicas de vários eventos internacionais, além de ter integrado o Comitê de Assessoramento de Química do CNPq (2007-2010). Foi representante dos editores da área de ciências exatas no Comitê Consultivo da SciELO Brasil, coordenador-adjunto (2008-2011) e coordenador da área de química na CAPES (2011-2014).
 
Além de atuar como referee de diversos periódicos internacionais e como assessor de agências de fomento nacionais e internacionais, é atualmente membro do Editorial Advisory Board dos periódicos Chem. Soc. Rev. e Organic & Biomolecular Chemistry (Royal Society of Chemistry) e Asymmetric Catalysis (Versitá). Faz parte do time de editores da Revista Virtual de Química.
 
Tem trabalhos premiados em congressos e recebeu vários prêmios e homenagens, como a Medalha Journal of the Brazilian Chemical Society (1999), Medalhas do Mérito Científico  comemorativas dos 40 e 45 anos do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003 e 2008, respectivamente), Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz/Unicamp (2009), e, em 2013, o Prêmio Capes de teses na área de química.

É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Confira a entrevista concedida pelo professor Luiz Carlos Dias ao site do Conselho:

CRQ-IV - Quais razões levaram um pesquisador de relevância internacional como o senhor a participar do Prêmio Walter Borzani?

LCD: Fui incentivado por um colega do IQ-UNICAMP, o professor Pedro Paulo Corbi (*). Sou grato a ele.

CRQ-IV - Qual o significado desse prêmio?

LCD: Não trabalhamos pelo reconhecimento, mas homenagens como essa são relevantes. Creio que seja um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nestes anos, não só em termos de produção científica, formação de profissionais qualificados, mas também pelo envolvimento com entidades como a SBQ, CNPq e Capes e na área de pesquisas com a Organização Mundial da Saúde, MMV e DNDi. Trabalho com muita paixão pela área de Química, em outras esferas, não só preocupado com minha produção científica, publicações etc. Na Capes, não estamos só fazendo avaliação dos cursos de pós-graduação. Na área de Química, estamos induzindo crescimento, tentando diminuir as muitas assimetrias, principalmente com relação à distribuição da pós-graduação no território nacional. Apesar do crescimento exponencial em múltiplos indicadores relevantes, ainda temos como um dos principais desafios da área de Química avançar na consolidação dos cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No âmbito das pesquisas, estou muito entusiasmado com nossas parcerias com a MMV e a DNDi na área de doenças negligenciadas. Eu fico realmente muito feliz, pois ser homenageado por um prêmio que leva o nome de Walter Borzani, que contribuiu decisivamente para a instalação do CRQ-IV, entre outras contribuições relevantes para a química brasileira, é motivo de honra, alegria e orgulho.

CRQ-IV - Qual é a sua visão sobre a atuação do Conselho Regional de Química IV Região?

LCD: Eu escolhi a Química como profissão. Sou apaixonado pela área e suas potencialidades. Sou registrado porque acredito que os Conselhos Regionais de Química (CRQs) desempenham papel fundamental no sentido de regulamentar o exercício do profissional na área, registrando o mesmo e fiscalizando a atuação destes profissionais e das empresas. Tenho acompanhado também a diversidade de atividades promovidas pelo CRQ-IV, como palestras e minicursos, voltados a contribuir com o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais em nossa área. Desde 2011, eu atuo na Capes como Coordenador da área de Química e sei da forte atuação do CRQ-IV na discussão das grades curriculares com as instituições de ensino que oferecem cursos técnicos e de nível superior. 

(*) O professor Pedro Paulo Corbi é integrante da Comissão de Divulgação do CRQ-IV

 



Publicado em 21/05/2014
Atualizado em 22/05/2014


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região