Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Viertler: empresas precisam investir em pós-doutores para garantir inovação

Em entrevista ao programa SBQast, da Sociedade Brasileira de Química - entidade que presidiu no período de 1994 a 1996 - o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler contou sobre sua experiência de mais meio século como professor do Instituto de Química da USP, comentou sobre sua carreira e falou sobre as dificuldades dos estudantes de pós-graduações em obter bolsas.

Além, segundo sua avaliação, da falta de incentivo do governo federal em apoiar a ciência, uma das razões para a falta de recursos foi a criação, num passado recente, de muitas universidades federais, o que levou ao surgimento de um número maior de estudantes que precisam de bolsas para fazer seus projetos de pesquisa e os recursos são limitados, admitiu.

Ele também comentou sobre a dificuldade de profissionais com vasta formação conseguirem colocação no mercado de trabalho. Segundo o presidente do CRQ-IV, essas pessoas costumam procurar empregos nas universidades, mas o quadro de professores e pesquisadores tem seu limite. "Se falamos em inovação, isso não significa termos só doutores ou pós-doutores trabalhando nas universidades ou institutos de pesquisas; nós precisamos, como em outros países, que essa mão de obra seja absorvida pelas empresas. Em outras palavras, para poderem promover processos importante de inovação, com o desenvolvimento de novos produtos, as empresas precisam de pessoas capacitadas.

Clique aqui ou na janela abaixo para ouvir a entrevista.

 

 

Publicado em 02/07/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região