Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Nobel de Química 2014 vai para criadores da "nanoscopia"

Matt Staley/HHMI

Bernd Schuler/Max-Planck-Institut

K. Lowder
via Wikimedia Commons, CC-BY-SA-3.0

Eric Betzig Stefan Hell William Moerner

A Real Academia de Ciências da Suécia conferiu a três pesquisadores o Prêmio Nobel de Química 2014. Foram laureados nesta quarta-feira dois americanos - Eric Betzig (Howard Hughes Medical Institute, da Virginia - EUA) e William Moerner (Universidade Stanford, da Califórnia - EUA) - e o alemão Stefan Hell (Instituto Max Planck para Química Biofísica, de Göttingen, e Centro Alemão de Pesquisa de Câncer, de Heidelberg, ambos da Alemanha) pelo desenvolvimento de técnicas que aumentaram de forma significativa a capacidade de se observar processos biológicos em nível molecular. Os três cientistas dividirão o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (o equivalente a R$ 2,64 milhões), que será entregue no dia 10 de dezembro.

Antes dessas técnicas, acreditava-se que não seria possível ultrapassar o limite de 0,2 micrômetro para a resolução máxima da microscopia óptica, estipulado em 1873 pelo físico alemão Ernst Abbe. Os trabalhos de Hell, Betzig e Moerner levaram ao advento da chamada "nanoscopia", ou seja, a microscopia em escala nanométrica.

Em 2000, Stefan Hell apresentou o método de microscopia de depleção por emissão estimulada (STED, na sigla em inglês), que consiste na utilização de dois raios laser: um para estimular o brilho fluorescente de moléculas e outro para retirar a fluorescência fora da área de observação (figura 1). Já Eric Betzig e William Moerner, trabalhando separadamente, criaram outra técnica (utilizada pela primeira vez em 2006), que se baseia na justaposição de imagens de moléculas individuais com e sem fluorescência (figura 2). O resultado é uma visualização estrutural em alta resolução.


Figura 1: microscopia STED (clique para aumentar)

Figura 2: técnica de Betzig e Moerner (clique para aumentar)


As duas técnicas permitiram uma série de avanços na área médica. Atualmente, são utilizadas para se observar como ocorrem as sinapses entre células do sistema nervoso e o comportamento de proteínas em pessoas com doenças como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, entre outras diversas aplicações.

Mais informações sobre os vencedores e seus respectivos trabalhos podem ser obtidas no site do Prêmio Nobel (em inglês).




Publicado em 08/10/2014

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região