Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Trabalhos que oferecem soluções sustentáveis conquistam o Prêmio CRQ-IV



Em sessão realizada no dia 28 de maio, o Plenário do Conselho definiu os trabalhos que receberão o Prêmio CRQ-IV neste ano. Em comum, as duas pesquisas premiadas, nas categorias Química de Nível Médio e Química de Nível Superior, oferecem soluções ambientalmente sustentáveis para demandas do cotidiano. A entrega será feita em 5 de julho, durante cerimônia a ser promovida pelo CRQ-IV em celebração ao Dia do Profissional da Química.

No total, 24 trabalhos foram inscritos, sendo a maioria (14) de Nível Médio, categoria para a qual puderam ser apresentadas pesquisas feitas no âmbito dos segmentos de Polímeros e Materiais Poliméricos; Tintas e Vernizes; e Metais e Ligas Metálicas. Em cada categoria, o total conferido aos estudantes será de R$ 6 mil, enquanto que aos orientadores são destinados R$ 4 mil. Os ganhadores e suas respectivas instituições de ensino também receberão certificados.

Com o título “Desenvolvimento de Sensor a Base de Polímero Verde Inteligente e Antocianinas de Dracena”, o trabalho vencedor da categoria Química de Nível Médio foi desenvolvido sob a orientação da professora Carolina Vautier Teixeira Giongo pela estudante Marília Gabriela Pereira, do curso Técnico em Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, localizada no bairro do Ipiranga, na Capital. A partir do material produzido, foram elaborados sensores com potencial para indicar se alimentos, como a carne bovina, estão próprios para consumo.

“Produção de biossurfactante por Bacillus subtilis ATCC 6051 utilizando óleo de fritura como substrato”, de autoria dos estudantes Angélica Donato Ribeiro, Josivaldo Marinho de Souza Junior e Nádia Alves Garcia, foi o ganhador na categoria Química de Nível Superior. O grupo do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), de São João da Boa Vista, foi orientado pela professora Daniele Tonon. Além do reaproveitamento de óleo residual, muitas vezes descartado de forma indevida no meio ambiente, o trabalho propõe uma alternativa aos surfactantes sintéticos utilizados em produtos de limpeza, a exemplo dos detergentes.

ENGENHARIA – Por decisão do Plenário, nenhum dos trabalhos inscritos na categoria Engenharias da Área Química atendeu aos critérios de avaliação estabelecidos pelo regulamento. Mais detalhes sobre os ganhadores serão divulgados na edição nº 157 (maio/junho) do Informativo CRQ-IV.


Publicado em 07/06/2019


Voltar para a relação de notícias



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região