Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Mackenzie monta tabela periódica gigante e interativa

Fotos: CRQ-IV

Iniciativa comemorou os 50 anos do curso de Química da tradicional universidade paulistana

Para comemorar os 50 anos de seu curso de Química, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Capital, inaugurou uma grande tabela periódica que também pode ser acessada em dispositivos móveis.

Com estrutura em madeira e cada elemento em vidro, a tabela ocupa uma parede interna na entrada da Faculdade de Química do Mackenzie desde 2022. O curso completou 50 anos em 2021, mas a pandemia de Covid-19 atrasou as celebrações.

Idealizador do projeto, o professor Everton Bonturim, conta que o diretor da Escola de Engenharia, Marcos Massi, pediu algo grandioso e que integrasse os estudantes da Química e da Engenharia para comemorar os 50 anos da faculdade. “A partir daí tive a ideia de fazer uma grande tabela periódica, tal como existem em outras universidades pelo mundo, e que fosse interativa” conta.

A ideia da tabela gigante foi proposta em 2021 e executada em 2022 em parceria com várias empresas. “Alunos da Faculdade de Computação e Informática daqui do Mackenzie se propuseram a colaborar com o projeto do ponto de vista virtual e interativo, e desta forma a tabela ganhou um QR code, podendo ser acessada em dispositivos móveis. Nessa tabela interativa cada elemento tem uma imagem e traz as informações principais, como nome, símbolo, número atômico, massa atômica e a classe do elemento”, informa Bonturim.

O acadêmico diz que a proposta é que os alunos do curso de Química, aos poucos, complementem a tabela, acrescentando informações mais detalhadas sobre cada elemento. A tabela interativa pode ser acessada por este link.

Da esquerda para a direita, na frente, Patricia Orii, do CRQ-IV/SP, o professor Everton Bonturim e Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do Conselho. Atrás, Thiago da Cruz Canevari , coordenador do curso de Química; Marcos Massi , diretor da Escola de Engenharia; e os professores do curso de Química Edgar Antonio Ferreira e Renato Meneghetti Peres.

O Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV/SP) foi convidado a conhecer a tabela e fez uma visita às instalações da faculdade de Química. Participaram da visita a Gerente de Fiscalização do CRQ-IV/SP, Andrea Mariano, e a fiscal Patricia Orii, que também é uma das coordenadoras das comissões técnicas do Conselho.

Uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, a Universidade Mackenzie foi a primeira instituição de ensino a criar, em 1922, um curso de Engenharia Química no Brasil. O curso original foi descontinuado décadas depois, mas reaberto este ano.

Publicado em 02/03/2023


 

Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

 

 
 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região