Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Elementos Químicos - Lítio - Conselho Regional de Química - IV Região

Elementos Químicos - Lítio 

 



Lítio

Imagem de TravelCoffeeBook por Pixabay

Salar do Atacama, no Chile, abriga uma das maiores reservas do metal no planeta

 O ouro do século XXI

Vera Regina Leopoldo Constantino*

O lítio é um elemento químico de destaque no noticiário atual. Ele é chamado de “ouro do século XXI”, “ouro branco” ou ainda de “petróleo branco”. Para entender o porquê, basta lembrar que vários produtos necessitam do lítio para o seu funcionamento: telefones celulares, notebooks, tablets, além de bicicletas e carros elétricos. O lítio tem um papel central nas baterias recarregáveis (baterias de íon-lítio), comercializadas a partir dos anos 1990, e em baterias não recarregáveis usadas em marca-passos e relógios.

Considerando que a sociedade atual mantém uma alta demanda por produtos tecnológicos, é possível entender as razões para que o lítio seja comparado ao ouro e ao petróleo. Uma delas é o potencial de o motor elétrico substituir o motor a combustão, que faz uso de derivados de petróleo. Por isso, o lítio é chamado de “petróleo branco” (a cor é uma referência aos compostos de lítio dos quais o elemento é extraído, que geralmente são brancos).

O lítio (do grego “lithos”, que significa “pedra”) foi identificado pela primeira vez em 1817, na Suécia, por Johan August Arfwedson. O elemento foi encontrado em uma amostra do mineral petalita (LiAlSi4O10), que foi descoberto no mesmo país, em 1800, pelo brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva. Conhecido por sua atuação política como o “Patriarca da Independência”, ele também realizou pesquisas na área de mineralogia e trabalhou com Antoine Laurent Lavoisier, considerado o pai da Química moderna.

Logo após a sua descoberta, o lítio também foi identificado em outros minerais e na água do mar. Atualmente, o elemento é extraído principalmente de duas fontes: minerais como espodumênio (silicato de alumínio e lítio, também descoberto por José Bonifácio) e petalita, e das salmouras de alguns lagos. Com a demanda crescente, explora-se também a extração do íon metálico a partir de certas argilas (como as hectoritas).

Segundo dados de 2015 do Departamento Nacional de Produção Mineral), as maiores reservas de lítio do planeta estão no Chile (47,9%), na China (20,4%), na Argentina (13,9%) e na Austrália (10,4%). A Austrália e o Chile respondem por aproximadamente 41 e 36% da produção mundial de lítio, respectivamente, enquanto o Brasil produz 0,9%.

Na América do Sul, além do Chile e da Argentina, a Bolívia também possui quantidades significativas de lítio, tendo possivelmente a maior reserva do mundo em um lago seco de 10 mil quilômetros quadrados de extensão. Contudo, a quantidade precisa de lítio ali presente ainda não é conhecida.

Aproximadamente 35% da produção mundial de lítio é empregada na área de baterias para equipamentos eletrônicos e veículos híbridos. A demanda é crescente, assim como o preço das fontes naturais das quais o elemento é extraído. Além do emprego em baterias, o lítio é usado nas indústrias de cerâmica e vidro na forma de hidróxido, e em graxas e lubrificantes como sal de estearato. Uma parte menor da produção é direcionada para a obtenção de medicamentos. Um exemplo é o carbonato de lítio, prescrito para o tratamento de transtorno bipolar.

O lítio na forma metálica é obtido por eletrólise do sal de cloreto fundido. É o primeiro metal da Tabela Periódica e o mais leve entre todos (possui a metade do valor da densidade da água). Na forma metálica, reage rigorosamente com a água. Quando adicionado em pequenas quantidades ao alumínio, forma ligas metálicas leves e resistentes usadas em aeronaves, bicicletas e trens de alta velocidade.

O lítio também tem emprego na área nuclear e, por essa razão, o processamento e a comercialização de minerais e minérios desse elemento, bem como seus compostos - lítio metálico e ligas metálicas -, são supervisionados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.

*Docente do Instituto de Química da USP.


Referências

J. Emsley, Nature’s Building Blocks: An A-Z Guide to the Elements, Oxford University Press, 2011.


Eduardo Motta Alves Peixoto, Química Nova na Escola, seção “Elemento químico”, 2, 1995.


Recursos e Reservas de Lítio (Nacional e Internacional) - III Seminário sobre Lítio – Brasil, 2018
Ivan Jorge Garcia – Sumarista do Lítio - Sumário Mineral Brasileiro Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Mineração.


M. Winter, B. Barnett, K. Xu, Chemical Review, 118, 11433, 2018.


https://www.terra.com.br/noticias/litio-ouro-branco-e-esperanca-da-bolivia,0b1fe7e3a33499e7be26bd14faf225d9i9du17ok.html, acessado em 08/01/2019.


https://www.gazetadopovo.com.br/economia/energia-e-sustentabilidade/petroleo-branco-mercado-de-litio-vai-crescer-290-ate-2020-3totd5h2ddnic1ousqfwi369s/, acessado em 08/01/2019.


https://brasilamericaeconomia.com.br/artigos/corrida-pelo-novo-santo-graal-o-litio, acessado em 08/01/2019.


https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/12/demanda-global-leva-a-corrida-pelo-litio-o-petroleo-do-futuro.shtml, acessado em 08/01/2019.


http://www.rsc.org/periodic-table/video/3/Lithium?videoid=wY0afMI4Jgc, acessado em 12 de janeiro de 2019.





QuímicaViva
é uma iniciativa da Comissão Técnica de Divulgação do Conselho Regional de Química - IV Região (SP). Os textos podem ser reproduzidos desde que previamente autorizados e com a citação da fonte. Colaborações, dúvidas ou críticas podem ser enviadas para crq4.comunica@gmail.com.





Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região