Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Elementos Químicos - Alumínio - Conselho Regional de Química - IV Região

Elementos Químicos - Alumínio 

 


Alumínio

4045/freepik


A corrida do alumínio


Maria Manuela Machado de Moraes*


Na terceira linha da Tabela Periódica, no grupo 13, encontramos o alumínio, um metal branco-prateado. Trata-se do terceiro elemento químico mais encontrado no planeta, atrás apenas do oxigênio e do silício. É, portanto, o metal mais abundante na crosta terrestre. Mesmo assim, esse elemento foi descoberto apenas em 1827, já que não é encontrado naturalmente na sua forma metálica e o processo de obtenção do metal puro não foi trivial.

O nome “alumínio” veio do composto no qual foi encontrado pela primeira vez, o alume (sulfato duplo de potássio e alumínio), cuja fórmula é KAl(SO4)2. O alemão Georg Stahl, um brilhante teórico químico, foi provavelmente o primeiro a suspeitar que havia um elemento até então desconhecido no alume. Apenas um século depois esse palpite foi confirmado. Em 1827, o químico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882), ao aquecer uma mistura de cloreto de alumínio com potássio metálico puro super-reativo, foi capaz de obter o alumínio puro, na forma de pó, que é fundido para se converter em sua forma mais familiar e brilhante. [1, 2]

Apesar de a descoberta ter sido um marco, a obtenção do alumínio puro a partir do processo desenvolvido por Wöhler era muito cara e inviável para produção comercial. [3] Com isso, esse metal de propriedades tão resplandecentes foi considerado, por algumas décadas, mais valioso que o ouro. Era comum, por exemplo, que talheres de alumínio fossem dados somente aos convidados mais importantes, enquanto aqueles considerados menos dignos utilizassem os de prata. Além disso, mulheres elegantes e ricas usavam joias feitas de alumínio. No entanto, apesar da já citada abundância, a disponibilidade ainda era escassa devido à dificuldade dos cientistas em encontrar um meio de extraí-lo do seu minério de origem. [4]

Muitos químicos se empenharam na busca por uma nova forma para obtenção do alumínio metálico até que, nos Estados Unidos, um estudante universitário chamado Charles Martin Hall (1863-1914), utilizando um equipamento caseiro na garagem de sua casa, passou uma corrente elétrica através de uma mistura fundida de criolita e óxido de alumínio (Al2O3) e... eureka! Nascia o Processo Hall para obtenção de alumínio puro, com a vantagem de ser muito mais barato que qualquer método proposto anteriormente, reduzindo o preço do metal em 20 vezes. [1]

Mas a história é um pouco mais complicada: na mesma época, Paul Héroult desenvolveu um processo semelhante na França e também foi bem-sucedido. Os registros mostram que Héroult apresentou sua patente em 23 de abril de 1886 na França e Hall em 22 de maio de 1886 nos Estados Unidos. Entretanto, tudo correu de forma amigável e, atualmente, conhecemos o processo como “Hall-Héroult” em homenagem a ambos. [4]

homw/Pixabay

A principal fonte comercial de alumínio está nas grandes reservas de bauxita, que são encontradas em diversos países, sendo a China o maior produtor de alumínio metálico, seguida de Rússia, Canadá, Índia, Emirados Árabes, Austrália, Noruega e EUA. [5]

Considerando todas as possíveis aplicações, o alumínio é o segundo metal mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas do ferro. É bastante versátil, dúctil e maleável, podendo ser puxado em fios finos ou martelado em finas folhas para variadas finalidades. Além disso, é um condutor de eletricidade com excelente custo-benefício (a prata e o cobre são melhores condutores, porém muito mais caros). O alumínio também está presente na indústria automobilística, nas mais diversas embalagens e equipamentos elétricos, além de materiais para construção civil, navios, pontes, aeronaves etc. O elemento possui ainda um grande diferencial em termos ambientais: quando fundido, pode ser reutilizado ou reciclado.

O alumínio é um dos poucos elementos abundantes na natureza que parecem não apresentar nenhuma função biológica significativa, mas é reconhecido como um potencial elemento neurotóxico, já que a exposição a altos teores causa prejuízos cerebrais ao longo da vida, como perda de concentração e déficits de memória de curto prazo. [6]

Embora a literatura científica sobre os efeitos adversos à saúde do alumínio seja extensa, os mecanismos moleculares exatos da toxicidade do alumínio ainda não são compreendidos. [7] Há pesquisas que associam o alumínio à doença de Alzheimer, mas ainda não existem evidências suficientes que confirmem essa hipótese. [6, 7, 8] Entre os possíveis efeitos prejudiciais do alumínio, podemos citar o estresse oxidativo, a inibição de várias enzimas (como a hexoquinase, a desidrogenase do glutamato etc.), a interferência no metabolismo celular e também a alteração da estrutura e da química de metabólitos e cofatores importantes. [8] Vale a pena enfatizar que pouco ou nada é conhecido sobre o comportamento do alumínio nessas vias bioquímicas. Portanto, mais pesquisas deverão ser feitas para elucidar possíveis impactos deste elemento no organismo humano.

*Docente do Curso de Química do Centro Universitário Unifieo.


Referências

[1] STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A Verdadeira História da Química. 1. ed. Brasil: Zahar, 2002. 268 p.


[2] HOLMES, Harry N. Fifty Years of Industrial Aluminum. Science, v. 42, n. 3, p. 236-239, 1936.


[3] VENETSKI, S. 'Silver' from clay. Metallurgist. v. 13, n. 7, p. 451–453, 1969.


[4] GELLER, TOM. Aluminum: Common Metal, Uncommon Past. San Francisco, CA, 2007. Disponível em: https://www.sciencehistory.org/distillations/magazine/aluminum-common-metal-uncommon-past. Acesso em: 6 mar. 2019.


[5] KAY, Amanda. 8 Top Aluminum-producing Countries. Vancouver, 18 out. 2018. Disponível em: https://investingnews.com/daily/resource-investing/industrial-metals-investing/aluminum-investing/aluminum-producing-countries/. Acesso em: 20 mar. 2019.


[6] HUAT, Tee Jong et al. Metal Toxicity Links to Alzheimer’s Disease and Neuroinflammation. Journal of Molecular Biology, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jmb.2019.01.018. Acesso em: 20 mar. 2019.


[7] MIU, AC; BENGA, O. Aluminum and Alzheimer‘s disease: a new look. J Alzheimers Dis. , v. 10, n. 2-3, p. 179-201, 2006.


[8] TORRE, Gabriele Dalla et al. The interaction of aluminum with catecholaminebased neurotransmitters: can the formation of these species be considered a potential risk factor for neurodegenerative diseases?. Dalton Transactions, 2019. Disponível em: DOI: 10.1039/c8dt04216k. Acesso em: 20 mar. 2019.




QuímicaViva
é uma iniciativa da Comissão Técnica de Divulgação do Conselho Regional de Química - IV Região (SP). Os textos podem ser reproduzidos desde que previamente autorizados e com a citação da fonte. Colaborações, dúvidas ou críticas podem ser enviadas para crq4.comunica@gmail.com.





Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região