Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselheira receberá a medalha Simão Mathias

 

Arquivo

  Ana Maria será homenageada pela segunda vez pela SBQ

Conselheira suplente do CRQ-IV, a Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Ana Maria da Costa Ferreira será uma das personalidades homenageadas este ano com a medalha Simão Mathias, outorgada pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), Ana Maria receberá a distinção no dia 31 de maio, durante a cerimônia de abertura da 45ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada em Maceió/AL. Além dela, outras nove personalidades científicas também receberão a distinção.

“Para mim a medalha Simão Mathias é muito importante; me sinto muito honrada de fazer parte do pequeno grupo que a recebeu; é um reconhecimento dos meus pares. E receber a medalha neste ano, em uma reunião presencial depois de muito tempo, em uma cerimônia junto com meus colegas, vai ser muito emocionante”, disse Ana Maria. Ela lembrou que este é o mais importante prêmio da SBQ.

Esta será a segunda honraria que a Conselheira do CRQ-IV receberá da SBQ. Em maio de 2009 ela foi agraciada com a medalha Ícaro Moreira, concedida pela Divisão de Química Inorgânica da entidade. A medalha Simão Mathias foi instituída em 1997 e se destina a homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Química no País ou por suas contribuições à SBQ. A relação com os nomes dos profissionais que já ganharam a medalha por ser consultada aqui.

Simão Mathias foi um dos quatro alunos da primeira turma do curso de Química da USP, logo após a inauguração da universidade, em 1935. Alguns anos depois, já como professor, ele implantou o primeiro laboratório de físico-química da USP. Como chefe do Departamento de Química da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a partir de 1960 começou a centralizar todos os Departamentos, Cadeiras e Disciplinas de Química e Bioquímica e algumas afins pertencentes a seis faculdades da USP. Abriu-se, assim, o caminho para a formação do Instituto de Química, oficialmente criado pela reforma universitária de 1970. Em 1977, Mathias ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Química, foi eleito presidente e a dirigiu até 1980. O acadêmico faleceu em 1991, os 83 anos.

Publicado em 25/04/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região