Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Simpósio apresenta inovações em medicamentos



Frédéric Dietrich, diretor do Dec Group
Com o patrocínio das empresas 4Tune Engineering, Dec Group, Freund-Vector, Ouro Fino Tecnologias Ambientais, Telstar e Waters Technologies do Brasil, o Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV) promoveu nesta quinta-feira em sua sede o Simpósio Brasileiro de Medicamentos de Alta Potência. A iniciativa da Comissão de Química Farmacêutica do CRQ-IV teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp) e da Associação Paulista dos Profissionais Químicos na Indústria Farmacêutica e Afins (APQuif). O evento contou com tradução simultânea.

De acordo com Antonio Carlos Teixeira, integrante da Comissão de Química Farmacêutica do Conselho, o Simpósio serviu para discutir as mais recentes tendências do setor, como o investimento crescente em medicamentos de combate a variados tipos de câncer, um dos mais atendidos pelos fármacos de alta potência. "O evento tratou de três grandes áreas: processos, meio ambiente e equipamentos. A evolução tecnológica permitiu aumentar o nível de segurança em todo o fluxo de produção e destinação desses medicamentos, proporcionando um manuseio seguro e evitando danos ambientais", explicou.  

A utilização das tecnologias Quality by Design (QbD) e Design Space (DS) para o desenvolvimento de produtos e otimização de processos com os Insumos Farmacêuticos Ativos de Alta Potência  (HPAPIs, na sigla em inglês) foi o objeto da primeira palestra da programação pelo Engenheiro português João Espiga Machado, da empresa 4Tune Engineering. A apresentação incluiu informações sobre ferramentas de análise de risco nas diferentes etapas dos processos produtivos e técnicas de análise multivariada.

O suíço Frédéric Dietrich, diretor da empresa Dec Group, descreveu, por meio de estudos de caso, o funcionamento de sistemas de gerenciamento de risco como o Powder Transfer System (PTS) e o Drum Containment System (DCS), além de equipamentos utilizados na manufatura de medicamentos. Segundo ele, em uma planta industrial, todos os parâmetros devem ser considerados em uma relação de contenção, segurança e produtividade.

Encerrando a programação da manhã, o Bacharel em Química Amadeu Hoshi Iglesias, da empresa ApexScience, parceira da Waters Technologies do Brasil, mostrou metodologias analíticas para validação de limpeza e vantagens que podem ser obtidas com a utilização da espectrometria de massas na produção de fármacos, tomando como exemplo o Detector de Massas Acquity QDa.

A primeira palestra do período da tarde foi ministrada pelo norte-americano Robert Claassen, gerente de Vendas Técnicas da empresa Freund-Vector, fabricante de equipamentos para indústrias farmacêuticas e de outros segmentos. Entre outros aspectos, Claassen destacou a importância do maquinário utilizado em etapas como granulação, revestimento e secagem, que integram o processamento de compostos de alta potência.

Tecnologias e equipamentos indicados para o tratamento de efluentes contaminados com substâncias citotóxicas foram abordados por Marco Rogério Gomes da Silva, diretor da empresa Ouro Fino Tecnologias Ambientais. Com foco no processo denominado "foto-fenton", utilizado para realizar oxidação de matéria orgânica, ele explicou que a definição da tecnologia a ser utilizada no processo de tratamento depende do tipo de efluente, volumes envolvidos, o pH em que o composto é solúvel e o custo por metro cúbico de material gerado.

Realizada pelo Engenheiro Marcos Yamanaka, da empresa Telstar, a última palestra do Simpósio teve como foco projetos farmacêuticos para a produção de medicamentos de alta potência. O manuseio de princípios ativos, normas de segurança, limpeza de equipamentos e ambientes, além de requisitos para armazenamento foram alguns dos tópicos discutidos.

Natália destacou a apresentação de equipamentos
A programação incluiu ainda uma mesa redonda com os palestrantes convidados, onde os participantes puderam tirar dúvidas sobre processos.
 
Abrangência - O público do Simpósio foi composto por profissionais que atuam na área de validação analítica e de limpeza, meio ambiente, segurança, engenharia e processos nas indústrias farmacêuticas ou farmoquímicas. Um dos participantes foi o Engenheiro Químico Leonardo Alves, que atua como Analista de Industrialização na fabricante de essências aromáticas Firmenich, de Cotia. Para ele, o evento foi uma oportunidade para uma troca de experiências e expansão dos contatos profissionais (networking). "O nível técnico dos palestrantes é muito elevado. Tive um bom entendimento das informações", ressaltou.

Farmacêutica na área de Processos nos Laboratórios Aché, de Guarulhos, Natália Barradel também elogiou a qualidade das apresentações. "Foi possível ter uma visão geral dos equipamentos utilizados na produção. Já conhecia produtos de algumas das fornecedoras presentes no Simpósio. O contato com palestrantes que trabalham nessas empresas foi bastante útil", garantiu. 

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do Simpósio na página do CRQ-IV no Facebook.


Publicado em 30/10/2014
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região