Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Petróleo: seminário abordou as possibilidade de atuação na área


Em alusão ao Dia Mundial do Petróleo (29 de setembro), a Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV realizou na quarta-feira, dia 28, uma live que discutiu a importância do petróleo, os processos de extração, refino e a atuação do profissional da Química no setor. O encontro foi mediado pelo Bacharel em Química João Paulo Lacerda, pesquisador assistente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

O Engenheiro Químico e Gerente do Centro de Tecnologia das Radiações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Carlos Zeituni, que já atuou como inspetor de Combustíveis Nucleares nas Usinas de Angra e em usinas francesas e belgas, iniciou o evento definindo o petróleo como um líquido escuro e viscoso, insolúvel em água e menos denso que ela, formado basicamente por hidrocarbonetos, com potencial inflamável e não renovável, já que as suas reservas têm entre 10 e 500 milhões de anos.

Um dos questionamentos levantados por ele foi “até quando valerá a pena manter a extração de petróleo?”, uma vez que o seu custo é muito alto e aumenta cada vez mais, mesmo com o avanço das tecnologias, já que as reservas mais fáceis de serem extraídas vão se esgotando. Ele lembrou ainda que a Petrobrás é uma das poucas empresas no mundo que extraem petróleo em águas profundas, o tipo de extração mais desafiador.

Entre as várias teorias sobre o surgimento do petróleo, o especialista disse que uma das mais aceitas afirma que a matéria resultante da decomposição de restos de seres vivos, animais e vegetais marinhos ao longo de milhões de anos se depositou no fundo de lagos e mares e foi soterrada por sedimentos. Os materiais que não conseguiram migrar e permaneceram soterrados por camadas impermeáveis foram se transmutando, o que resultou no petróleo.

Zeituni falou também sobre as etapas de exploração, a busca pelas jazidas, produção e refino do óleo. Só a etapa inicial – que consiste na realização de estudos geológicos para avaliar as bacias sedimentares, até a perfuração de poços de avaliação para definir se a sua extração é viável e vantajosa – pode levar até oito anos.

Ele lembrou ainda que grande parte do óleo extraído não pode ser usado na produção de combustível, “porque são moléculas muito grandes e o custo para quebrá-la totalmente é muito alto”. “Hoje, com o avanço dos processos industriais, nós estamos melhorando o uso e a qualidade dos materiais petroquímicos. E o valor agregado desses produtos acaba sendo mais alto que o do próprio combustível”, disse.

Convidado para falar sobre as possibilidades de atuação no setor, o Químico Claudio Ricardo Modenesi disse que as atividades podem abranger processos como a identificação do tipo e da qualidade do petróleo, análise das rochas de formação, análise de impurezas, atuação em unidades de termelétricas e refinarias.

Outra opção são os Centros de Pesquisa, que desenvolvem estudos focados na melhoria da qualidade de processos, redução de concentração de enxofre e nitrogênio, melhoria na qualidade do combustível, entre outros.

Os profissionais ainda podem atuar nas unidades de tratamento de gás, realizando o acompanhamento do processo de fracionamento dos gases em metano, etano, butano e propano, entre outros, que são matérias primas para o polietileno, GLP e gasolina natural.

Para finalizar, o Engenheiro Químico Valdir Viana Nunes fez um apanhado geral de alguns tópicos explorados pelos demais palestrantes e explicou como se dá o processo de perfuração de um poço de petróleo, os tipos de poços, equipamentos e recursos utilizados. Ele é especialista em Engenharia de Petróleo e aposentado pela Petrobras.

Os três especialistas acreditam que ainda haverá muitas as oportunidades de trabalho na área pelos próximos anos. Para Zeituni, a tendência é que a humanidade reduza o uso do petróleo como combustível e que o óleo será majoritariamente utilizado na petroquímica. Nesses novos processos, segundo ele, o papel do Químico passará a ser muito maior.

Clique aqui para assistir a live completa.

 

Publicado em 30/09/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região