Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Seminário aborda geração de energia a partir de biomassa


O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV), com o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), realizou nesta terça-feira o Seminário – Energia e Biomassa. Cerca de 150 profissionais e estudantes acompanharam o evento, que incluiu palestras de pesquisadores e de representantes do setor industrial, com destaque para as mais recentes pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidas no setor.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, que abordou as competências legais da entidade e a importância do estímulo à capacitação dos profissionais da área química, por meio de cursos, palestras e outros tipos de evento, como workshops e seminários.

A primeira palestra foi ministrada por Celso Oliveira, presidente da Associação das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável (Abib), e abordou o tema “Mercado de Biomassa como fonte de desenvolvimento de novos negócios”, destacando as oportunidades de emprego e renda com a geração sustentável de energia a partir da biomassa obtida através de resíduos florestais, agrícolas e industriais. “O Brasil tem um grande potencial que ainda não é aproveitado”, enfatizou Oliveira.

Alguns dos outros assuntos discutidos foram o aproveitamento energético de resíduos e biomassa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foram apresentados respectivamente por Rogério Carlos Perdoná, da Odebrecht, e Mario Saffer, da Engebio Engenharia e Meio Ambiente.

O seminário também abriu espaço para a apresentação de casos de sucesso. As pesquisadoras Aline Carvalho da Costa (Unicamp) e Verônica Calado (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mostraram resultados obtidos com a produção de etanol de segunda geração e de resina a partir de biomassa, respectivamente.

Ainda na esfera acadêmica, André Bellin Mariano (Universidade Federal do Paraná) apresentou as tendências para o futuro da produção de energia a base de algas. Segundo o pesquisador, “as microalgas possuem alto valor biotecnológico e podem ser cultivadas para gerar energia a partir do processo de fotossíntese”.

Clique nos links abaixo para baixar as apresentações dos palestrantes que disponibilizaram os materiais (arquivos em pdf):


Tema

Apresentador(a)

Caso de sucesso - Produção de etanol (2ª geração) Aline Carvalho da Costa
(Universidade Estadual de Campinas - Unicamp)

Virtual sugarcane biorefinery

Otávio Cavalett
(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM)

Aproveitamento energético de resíduos e biomassa

Rogério Carlos Perdoná
(Odebrecht)

Transformação de rejeitos lignocelulósicos em fibras de carbono

Verônica Calado
(UFRJ)



Clique aqui para conferir fotos e outras informações do evento na página do CRQ-IV no Facebook.


Atualizado em 18/09/2013
Publicado em 17/09/2013
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região