Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Seminário abordou o universo das bebidas lácteas

Captura de tela

As bebidas lácteas foram tema do seminário realizado pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV na tarde da quarta-feira, 27. Voltado para estudantes e profissionais da área química, o evento contou com a participação de três especialistas e foi realizado por meio do canal do Conselho no YouTube.

A primeira palestra foi ministrada pela Engenheira de Alimentos Patrícia Blumer Zacarchenco, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que falou sobre a fabricação de produtos lácteos com teor reduzido de lactose. A lactose é um carboidrato de baixo índice glicêmico que, segundo a palestrante, ajuda a modular a microbiota intestinal, estimula a função imune e ajuda na absorção da vitamina D, cálcio e fósforo.

A pesquisadora explicou que muitos métodos utilizados no Brasil para analisar os produtos lácteos e codificar as suas bactérias vêm da International Dairy Federation (IDF), uma federação internacional de laticínios à qual o Brasil é filiado. Segundo a IDF, não há evidências que relacionam a ingestão de lactose com o desenvolvimento de doenças crônicas, sendo recomendada a sua ingestão.

Os produtos com baixo teor de lactose seriam, portanto, destinados às pessoas que possuem intolerância a esse carboidrato, ou seja, cujo organismo não consegue digeri-lo devido à diminuição da atividade da enzima lactase na mucosa do intestino delgado, o que pode ocorrer por diversos fatores.

A Engenheira do Ital mostrou que a fabricação de produtos com baixo teor de lactose é semelhante à dos produtos convencionais. Na etapa de inoculação dos fermentos e enzimas, entretanto, seria acrescentada a lactase. “A lactase é uma das enzimas mais utilizadas industrialmente. Ela pertence à família das glicosídeos hidrolases e são produzidas industrialmente por fungos, leveduras ou bactérias”, explicou.

Probióticos – O uso de probióticos em bebidas lácteas também foi um dos temas destacados no encontro. A palestra foi proferida pelo Técnico em Laticínios Arthur Castro, coordenador de aplicação de projetos da Latec Ingredientes, empresa que atua no fornecimento de ingredientes e insumos para a indústria alimentícia.

Segundo o especialista, os probióticos são produtos alimentares que contêm microrganismos vivos e cuja ingestão traz benefícios à saúde, especialmente à saúde digestiva e ao fortalecimento do sistema imunológico. Outros estudos mencionados em sua fala indicaram melhoria na capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer, auxilio na perda de peso, redução dos níveis de colesterol e melhoria no sono e nos níveis de estresse.

“Alguns requisitos são necessários para se chamar um produto de probiótico. A empresa detentora da cepa específica probiótica precisa de aprovação perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da comprovação de estudos científicos. Após a aprovação, a empresa está apta a comercializar a cepa”, disse. É necessário incluir no rótulo informações como a dosagem diária recomendada, frase de advertência e frase de benefício atrelado ao probiótico. 

Um dos parceiros comerciais da Latec Ingredientes, a Chs Hansen, é responsável pela aprovação junto à Anvisa de dois dos probióticos mais bem documentados do mundo, o BB-12 e o LGG, que são utilizadas por marcas como a Vigor.

Iogurtes proteicos – A Engenheira Química Luciana Pricola, que atua na distribuidora Vloger Ingredients, foi convidada para falar sobre os iogurtes proteicos. Após abordar a importância das proteínas para a saúde, Luciana elencou alguns fatores que devem ser observados quando se fala em desenvolvimento de produto proteico, se será de fonte animal ou vegetal, o perfil dos aminoácidos, a textura, o sabor, entre outros.

Em termos nutricionais, ela explicou que a proteína do leite é composta por aminoácidos essenciais (possíveis de serem obtidos somente por meio da alimentação), e não essenciais (que também são produzidos pelo organismo). Quando se fala em proteína vegetal, para alcançar essa variedade de aminoácidos é importante combinar as fontes proteicas, como ervilha, arroz, soja e amêndoas.

Segundo a especialista, o processamento de um iogurte proteico é semelhante ao de um iogurte ou bebida láctea fermentada, mas é necessário observar pontos como a hidratação da proteína e a modulação da textura, seja com o uso de um homogeneizador após a fermentação ou por meio da combinação de proteínas, uma mais fluída e outra mais consistente.

“O desafio de desenvolver um produto incluindo altos teores proteicos é o de atender as questões nutricionais, as questões de textura e respeitar o consumidor que quer um produto gostoso, seja ele mais fluido ou ?colherável? [denso]”, concluiu.

O evento foi encerrado com uma rodada de perguntas feitas pelo público, com a mediação de Deyse Delinardi e Raphael Gomes, membros da Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas.

O seminário está disponível na íntegra no canal do Conselho no YouTube. Clique aqui para assistir.

 


Publicado em 28/07/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região