Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho recebe seminário sobre tricologia


Diversos profissionais, como químicos, farmacêuticos, médicos e terapeutas capilares, formaram o público-alvo do evento


Cibele Lima, da CTCOS: palestra sobre
danos térmicos em fibras capilares

Com o apoio institucional do CRQ-IV, a Academia Brasileira de Tricologia (ABT) promoveu nos dias 3 e 4 de setembro a etapa de São Paulo do Semiest 2018 - Seminários Estaduais de Tricologia. O objetivo do evento foi estimular o desenvolvimento e a troca de informações sobre a tricologia, ramo da ciência que estuda e trata dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo.

O público de aproximadamente 120 pessoas reuniu uma gama multidisciplinar de profissionais, incluindo químicos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, esteticistas, biomédicos e terapeutas capilares. Na abertura, a coordenadora da Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) do CRQ-IV, Andrea Mariano, falou sobre a importância de sediar o evento, ressaltando a parceria entre o Conselho e a ABT. Entre os palestrantes do seminário, estiveram Cibele Rosana Ribeiro de Castro Lima, Silvana Kitadai Nakayama e Carlos Alberto Trevisan, todos membros da CTCOS.

"A vetorização estratégica de cosmecêuticos e outros recursos da medicina estética: um novo olhar para o cuidado capilar" foi o tema da palestra que abriu a programação, ministrada pela farmacêutica Tatiele Katzer. Em seguida, a aplicação de fatores de crescimento nanoencapsulados em desenvolvimento cosmético, voltada para tricologia e terapia capilar, foi abordada pela pesquisadora Sara Bentler Vanzin. Fechando o ciclo de apresentações da manhã, Cibele Castro Lima, da CTCOS, falou sobre os riscos de danos causados por aquecimento da fibra capilar submetida a diferentes procedimentos.

Silvana Nakayama, da Merck, abordou o desenvolvimento de inovações

No período da tarde, a Engenheira Química Silvana Nakayama, também integrante da Comissão de Cosméticos, falou sobre inovação no processo criativo de desenvolvimento de produtos para cuidados com o cabelo. Novos conceitos que influenciarão o desenvolvimento cosmético nos próximos anos estiveram em pauta na apresentação de Decio Lopes Oliveira Junior, que fechou o ciclo de palestras do dia. Uma mesa-redonda formada pelos palestrantes, aberta a perguntas do público, concluiu a programação.

Trevisan: normas são referências para boas práticas de fabricação

Qualidade - O segundo dia foi iniciado com uma palestra do Engenheiro Químico Carlos Alberto Trevisan. Membro da Comissão de Cosméticos do CRQ-IV, ele destacou diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para adequações estruturais do setor de saúde, beleza e bem estar. Segundo Trevisan, "as normas são importantes especialmente por fornecerem um caminho a seguir", referindo-se às Boas Práticas de Fabricação (BPF).

O primeiro bloco teve mais duas apresentações: uma sobre tecnologias verdes e sustentáveis aplicadas a ingredientes de produtos para os cabelos, conduzida pelo farmacêutico Adilson Marinheiro; e outra a respeito dos níveis de alteração proteica e estruturais pós-descoloração capilar, ministrada pela farmacêutica Ana Carolina Ribeiro.

A programação da tarde teve outras duas palestras. Enquanto a pesquisadora Carolina Lourenço falou sobre a integração de novas tecnologias para análise da composição das fibras capilares, a Engenheira de Materiais Valéria Moraes Longo encerrou o ciclo com o tema "Mapeando a fibra capilar e os novos critérios técnicos para reorientação dos processos de desenvolvimento cosmético". Assim como no primeiro dia, a programação do seminário foi finalizada com uma mesa-redonda composta por palestrantes e que debateu os novos rumos da pesquisa em cuidados com o cabelo ("hair care"), além de abrir espaço para perguntas dos participantes.

Natália: interesse na química utilizada para colorir cabelos

Aprimoramento - Uma das participantes foi a farmacêutica Natália Nadur de Souza Barros, de Guaratinguetá. Especializada em tricologia pela própria ABT, ela considerou que o seminário ofereceu importantes orientações sobre a área. "Nesse tipo de evento, sempre há o que agregar. Os palestrantes são muito competentes e preparados. Eles trouxeram não só a teoria, mas a prática também, ajudando a aprimorar os conhecimentos", disse ela, que ressaltou a palestra ministrada pela pesquisadora Ana Carolina Ribeiro sobre a química aplicada à coloração capilar, assunto que mais lhe interessava no sentido de obter esclarecimentos.

Renata: ênfase na sustentabilidade dos processos de fabricação

Terapeuta capilar formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Renata Rocha, da Capital, apontou o nível de atualização dos palestrantes sobre o tema "sustentabilidade" como um dos principais destaques do Semiest São Paulo. A profissional, que trabalha na empresa Davines, multinacional italiana fabricante de shampoos, condicionadores e outros produtos de hair care, apreciou a ênfase conferida ao assunto, principalmente quanto às substâncias utilizadas em formulações. "A busca das marcas por uma produção mais sustentável, dos cuidados com o meio ambiente até a evolução da engenharia cosmética aplicada, foi algo que cresceu muito rápido", salientou.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.

Outras imagens e vídeos estão disponíveis no Instagram do Conselho.



Publicado em 03/09/2018
Atualizado em 05/09/2018


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região