Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Selo de Qualidade - Cursos Técnicos - Conselho Regional de Química - IV Região

Selo de Qualidade - Cursos Técnicos 

 


Oficialmente lançado na cerimônia promovida em 11 de agosto de 2007 pelo CRQ-IV para comemorar os 50 anos de sua criação, o programa Selo de Qualidade é um trabalho da Comissão de Ensino Técnico da entidade que objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. O programa, descrito no manual disponível nesta página, define parâmetros a partir dos quais as instituições que mantém cursos técnicos na área química poderão se autoavaliar, fazer ajustes e assim proporcionar uma melhor formação aos seus alunos. Em outubro de 2008, o conteúdo da publicação foi revista e ampliada. Nova atualização foi feita em julho de 2010.

A ideia de criação do Selo ganhou força após o I Fórum Regional de Ensino Técnico, promovido pelo CRQ-IV em 2004. Os relatos que mais chamaram a atenção foram os feitos por representantes de empresas, que reclamaram do fraco conhecimento técnico que a maioria dos estagiários e recém-formados apresentava.

Apesar de terem de se cadastrar no Conselho para que seus cursos sejam reconhecidos, as escolas técnicas não são obrigadas a aderir ao projeto do Selo. Contudo, aquelas que o fizerem e conseguirem a certificação terão seus nomes destacados neste portal e em outras mídias que o CRQ-IV venha a criar, o que as ajudará a se tornarem referência para os estudantes que desejarem ingressar na profissão. A proposta é, portanto, estimular a competitividade entre as escolas tendo o conceito da qualidade com principal diferencial.

A Comissão de Ensino Técnico do Conselho é composta por um grupo de profissionais da química - a maioria militante no magistério - que desenvolve um trabalho voluntário em prol do desenvolvimento da química. Além do projeto do Selo, a equipe também montou, em agosto de 2007, um guia para orientar a instalação, montagem e a operação de um laboratório voltado ao ensino da química (clique na imagem no final desta página para baixá-lo). Em abril de 2010, a Comissão publicou uma proposta de currículo recomendado para cursos Técnico em Química, que passou a fazer parte do programa de certificação e cuja cópia também está disponível para download nesta página.

Procedimentos para inscrever um curso técnico no processo
de qualificação para obtenção do Selo de Qualidade CRQ-IV


Como forma de auxiliar as escolas interessadas em submeter cursos ao programa Selo de Qualidade, a Comissão de Ensino Técnico elaborou um guia com as etapas necessárias, cujo download pode ser feito no link abaixo:

O primeiro passo a ser dado por uma instituição de ensino que pretende inscrever um curso técnico no processo de qualificação para obtenção do Selo de Qualidade CRQ-IV é ler atentamente as "Condições para obtenção e uso". Estando de acordo, deve-se proceder à autoavaliação do curso, seguindo os critérios do manual do projeto. Se obtiver nota igual ou maior a quatro, poderá encaminhar ao Conselho o Requerimento de Participação, acompanhado dos documentos relacionados no Anexo 1.

Toda a documentação deverá ser entregue pessoalmente na sede do CRQ-IV em São Paulo ou enviada via Correios para o seguinte endereço: Rua Oscar Freire, 2039, bairro Pinheiros, SP/SP, CEP 05409-011. É preciso encaminhar três cópias físicas (papel) de cada documento e um CD-R com a versão eletrônica dos mesmos. A Equipe Técnica de Avaliação analisará o pedido de concessão do Selo de Qualidade a partir do material enviado e de visita à instituição de ensino. Vejas as sugestões de "evidências" que mostram em que medida o curso atende os critérios de avaliação e que deverão estar disponíveis na escola para verificação dos auditores.

Documentos para o processo de recertificação do Selo

Siglas: PDF = Acrobat; Doc = Word; XLS = Excel.


Clique aqui para acessar a relação de cursos certificados com o Selo de Qualidade.

Clique aqui para obter informações sobre o programa Selo de Qualidade para cursos de Nível Superior.

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região