Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Selo de Qualidade - Cursos Técnicos - Conselho Regional de Química - IV Região

Selo de Qualidade - Cursos Técnicos 

 


Oficialmente lançado na cerimônia promovida em 11 de agosto de 2007 pelo CRQ-IV para comemorar os 50 anos de sua criação, o programa Selo de Qualidade é um trabalho da Comissão de Ensino Técnico da entidade que objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. O programa, descrito no manual disponível nesta página, define parâmetros a partir dos quais as instituições que mantém cursos técnicos na área química poderão se autoavaliar, fazer ajustes e assim proporcionar uma melhor formação aos seus alunos. Em outubro de 2008, o conteúdo da publicação foi revista e ampliada. Nova atualização foi feita em julho de 2010.

A ideia de criação do Selo ganhou força após o I Fórum Regional de Ensino Técnico, promovido pelo CRQ-IV em 2004. Os relatos que mais chamaram a atenção foram os feitos por representantes de empresas, que reclamaram do fraco conhecimento técnico que a maioria dos estagiários e recém-formados apresentava.

Apesar de terem de se cadastrar no Conselho para que seus cursos sejam reconhecidos, as escolas técnicas não são obrigadas a aderir ao projeto do Selo. Contudo, aquelas que o fizerem e conseguirem a certificação terão seus nomes destacados neste portal e em outras mídias que o CRQ-IV venha a criar, o que as ajudará a se tornarem referência para os estudantes que desejarem ingressar na profissão. A proposta é, portanto, estimular a competitividade entre as escolas tendo o conceito da qualidade com principal diferencial.

A Comissão de Ensino Técnico do Conselho é composta por um grupo de profissionais da química - a maioria militante no magistério - que desenvolve um trabalho voluntário em prol do desenvolvimento da química. Além do projeto do Selo, a equipe também montou, em agosto de 2007, um guia para orientar a instalação, montagem e a operação de um laboratório voltado ao ensino da química (clique na imagem no final desta página para baixá-lo). Em abril de 2010, a Comissão publicou uma proposta de currículo recomendado para cursos Técnico em Química, que passou a fazer parte do programa de certificação e cuja cópia também está disponível para download nesta página.

Procedimentos para inscrever um curso técnico no processo
de qualificação para obtenção do Selo de Qualidade CRQ-IV


Como forma de auxiliar as escolas interessadas em submeter cursos ao programa Selo de Qualidade, a Comissão de Ensino Técnico elaborou um guia com as etapas necessárias, cujo download pode ser feito no link abaixo:

O primeiro passo a ser dado por uma instituição de ensino que pretende inscrever um curso técnico no processo de qualificação para obtenção do Selo de Qualidade CRQ-IV é ler atentamente as "Condições para obtenção e uso". Estando de acordo, deve-se proceder à autoavaliação do curso, seguindo os critérios do manual do projeto. Se obtiver nota igual ou maior a quatro, poderá encaminhar ao Conselho o Requerimento de Participação, acompanhado dos documentos relacionados no Anexo 1.

Toda a documentação deverá ser entregue pessoalmente na sede do CRQ-IV em São Paulo ou enviada via Correios para o seguinte endereço: Rua Oscar Freire, 2039, bairro Pinheiros, SP/SP, CEP 05409-011. É preciso encaminhar três cópias físicas (papel) de cada documento e um CD-R com a versão eletrônica dos mesmos. A Equipe Técnica de Avaliação analisará o pedido de concessão do Selo de Qualidade a partir do material enviado e de visita à instituição de ensino. Vejas as sugestões de "evidências" que mostram em que medida o curso atende os critérios de avaliação e que deverão estar disponíveis na escola para verificação dos auditores.

Documentos para o processo de recertificação do Selo

Siglas: PDF = Acrobat; Doc = Word; XLS = Excel.


Clique aqui para acessar a relação de cursos certificados com o Selo de Qualidade.

Clique aqui para obter informações sobre o programa Selo de Qualidade para cursos de Nível Superior.

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região